Redução burocrática na Alemanha: empresas céticas, apesar da nova lei
Redução burocrática na Alemanha: empresas céticas, apesar da nova lei
O governo federal promita em um curso de socorro! Mas a economia alemã permanece cética!
A quarta lei de socorro da burocracia, implorará IV para curta, realmente trará a libertação esperada para as empresas? De acordo com o mais recente painel de negócios alemães (GBP), o clima em empresas alemãs mostra qualquer coisa, menos eufórico. Apenas 10 % acreditam em um alívio notável do novo regulamento, que os custos da burocracia devem pressionar por quase um bilhão de euros por ano. As expectativas permanecem sombrias e preocupantes, especialmente no processamento de empresas, saúde, construção e comércio.
Bundestag passa pela lei - mas o que isso significa para as empresas?
Em 26 de setembro de 2024, o Bundestag se despediu de implorar IV. Ajuda significativa está planejada: os períodos de retenção para reservar documentos devem ser reduzidos de dez para oito anos, os avisos fiscais são digitalizados e muitas obrigações de relatório são reduzidas. Além disso, menos requisitos formais devem garantir que as empresas possam trabalhar sem papel. Mas a realidade parece diferente! Sálvia e escreva 69 % das empresas pesquisadas são da opinião de que essas mudanças na lei dificilmente terão impacto em seu estresse burocrático!
Então, o que o suposto alívio traz? Como tantas vezes, o diabo está em detalhes! É claro para as empresas: os problemas reais não estão nas leis, mas em sua implementação pelas autoridades. Mais de 57 % das empresas reclamam que a burocracia surge da interação com os escritórios e não se deve apenas à estrutura legal. Você atrai, especialmente com as entradas de dados repetidas e o flagrante déficit na digitalização.
lucros - a burocracia consome perspectivas de lucro!
A frustração culmina: "Uma clara redução na burocracia estatal pode realmente aumentar a economia alemã!", Adverte o Prof. Dr. Philipp Dörrenberg da Universidade de Mannheim. Os números falam por si mesmos: média em média, as empresas evitam incríveis 16,9 % do lucro potencial devido a requisitos burocráticos supérfluos. Qualquer pessoa que vê o estresse das autoridades como a principal causa da burocracia até sofre uma perda de 19,6 %. Um enorme revés para a localização comercial da Alemanha!
Não é só isso! Na selva de impostos e contribuições do Seguro Social, 50,1 % das empresas se sentem sobrecarregadas. Em particular, os impostos sobre impostos comerciais e vendas estão na lista de causadores de burocracia. E as obrigações de relatórios recém -introduzidas na área de sustentabilidade parafusam ainda mais o esforço administrativo - especialmente para empresas pequenas e médias que também estão com falta da escassez!
As consequências sombrias dessas cargas burocráticas são refletidas nas decisões de investimento. Quase 56,4 % das empresas sofreram investimentos planejados nos últimos dois anos devido a esses obstáculos! E, acima de tudo, essas são as empresas que precisam lutar com os regulamentos da cadeia de suprimentos - aqui é de 65 %!
O resultado? Um total de 23,6 % das empresas em questão mudaram seus projetos para o exterior. A economia alemã está na melhor maneira de um beco burocrático?
A mensagem é clara: os obstáculos burocráticos são um problema duradouro que não apenas influencia massivamente os investimentos, mas também as decisões de pessoal. A pesquisa mostra uma tendência alarmante: enquanto 61,5 % das empresas contratam mais funcionários de conformidade, 46 % sem a contratação de especialistas necessários no negócio principal. E essa pressão atinge empresas particularmente maiores!
A busca por soluções está pressionando! Sem reformas abrangentes, o sucesso da redução na burocracia continuará sendo um desejo piedoso para muitas empresas na Alemanha.
O abrangente "Monitor GBP: Tendências corporativas em outubro de 2024" revela verdades assustadoras!
Aqui você pode encontrar o relatório: gbp-monitor
Também siga os desenvolvimentos em pesquisa: O painel de negócios alemão coleta dados mensais e analisa as tendências do cenário corporativo alemão.
Kommentare (0)