Visita de despedida de Bidens a Berlim: um fim histórico de uma época

Visita de despedida de Bidens a Berlim: um fim histórico de uma época
A visita do presidente dos EUA, Joe Biden, em Berlim, foi um evento que deveria ter sido acompanhado por muita agitação, agitação e emoção. Mas o que foi no final desta visita política? Caos e um ambiente resfriado! O homem de 81 anos perdeu a energia da cidade e nem conseguiu se misturar com as pessoas e atirar em algumas selfies. Portanto, as fotos de sua visita permanecem bastante pálidas e chatas. Um desrespeito aos berlinenses que esperavam as visitas políticas de prestígio!
Onde as palavras nítidas e mensagens importantes que o mundo queria ouvir? Em vez disso, não houve um momento emocionante de uma conferência de imprensa - que decepção! Talvez tenha sido devido à situação opressiva da próxima campanha eleitoral dos EUA, o que fez com que as videntes não se movessem em gordura. O esforço e as imensas precauções de segurança sob o disfarce de uma visita "histórica" simplesmente não estavam em relação ao que foi entregue. E isso, caro leitor, já é uma declaração flagrante.
Uma despedida com sentimentos mistos
Apesar de tudo, surgiu um sentimento de melancolia ao levantar a "Força Aérea One". Talvez tenha sido o pensamento de que uma época terminou. Biden, o último representante de uma antiga escola de relacionamento transatlântico, diz adeus a Berlim. Ele aceitou o prêmio mais alto do país - uma honra que traz mais do que palavras vazias em uma conferência de imprensa. Por que isso é importante? Porque a despedida aos lances pode ser equivalente a dizer adeus a valores políticos que nos moldaram há muito tempo.
- Biden é o clássico "pato coxo", um pato coxo cujo poder desaparece no cenário político.
- Sua visita já era inevitável que ele não pudesse exalar o fogo de responsabilidade e resgate na Aliança Transatlântica.
- As tensões geopolíticas podem ser fortalecidas pelos próximos desafios, como uma mudança, é claro, sob uma nova turnê.
Os votos para uma mudança de direção são altos - Donald Trump vê as amizades da OTAN e da Europa não mais necessárias. Kamala Harris problemas para apoiar a OTAN, mas ela também provavelmente não ficará longe da mentalidade "America First". Portanto, a visita de Biden não marca simplesmente uma parada política, mas poderia iniciar o fim imparável de uma época no relacionamento transatlântico. Uma promessa chocante para o futuro que afeta a todos nós.
Bernd Loskant viveu através das ondas Brexit, Trump e Biden e avisa: neste novo mundo, poderá parecer muito diferente em breve!