Declínio preocupante: mais e mais farmácias em Berlim e Brandenburg
O cenário da farmácia em Berlim e Brandenburgo ainda está mudando. Numerosas farmácias tiveram que fechar apenas os últimos meses. De acordo com uma consulta da Landes Pharmaceutical Chamber, um total de vinte farmácias em Berlim e Brandenburgo fecharam suas portas para sempre nos primeiros seis meses deste ano. Dos 20 fechamentos, 13 foram eliminados pela capital federal de Berlim, enquanto sete em Brandenburgo. Em Berlim, no entanto, houve também uma nova abertura, de modo que o número total de farmácias na cidade caiu para 724. Em Brandenburgo, um total de 546 farmácias públicas e 13 farmácias hospitalares foram abertas em Brandenburg em 30 de junho. Em todo o país, também mostra ...

Declínio preocupante: mais e mais farmácias em Berlim e Brandenburg
O cenário da farmácia em Berlim e Brandenburgo ainda está mudando. Numerosas farmácias tiveram que fechar apenas os últimos meses. De acordo com uma consulta da Landes Pharmaceutical Chamber, um total de vinte farmácias em Berlim e Brandenburgo fecharam suas portas para sempre nos primeiros seis meses deste ano. Dos 20 fechamentos, 13 foram eliminados pela capital federal de Berlim, enquanto sete em Brandenburgo. Em Berlim, no entanto, houve também uma nova abertura, de modo que o número total de farmácias na cidade caiu para 724. Em Brandenburgo, um total de 546 farmácias públicas e 13 farmácias hospitalares foram abertas em Brandenburg em 30 de junho.
Uma tendência semelhante também é evidente em todo o país. De acordo com o portal especializado em "Farmácia Adhoc", o número de farmácias caiu para um total de 17.825 farmácias no primeiro semestre do ano. Isso corresponde a um declínio de 1,3 %. Uma redução tão drástica no número de farmácias em apenas seis meses foi registrada pela última vez há cinco anos. Um pouco mais de 400 farmácias foram fechadas durante o ano anterior, enquanto apenas 28 novas farmácias foram abertas.
A Associação Federal de Farmacêuticos Alemãos já havia relatado o menor nível de farmácias por 40 anos em abril deste ano. No entanto, a principal associação de seguro de saúde legal argumentou que esse declínio em um processo de concentração em favor de farmácias maiores com mais funcionários era devido.
O fechamento das farmácias é uma tendência questionável que pode ter seguido tanto para a população quanto o sistema de saúde. Um número menor de farmácias significa menos seleção para os consumidores e possivelmente caminhos mais longos para uma farmácia. Além disso, farmácias com maior força de pessoal podem melhorar o atendimento ao paciente, mas isso não é garantido em todos os casos.
Resta ver como essa tendência continuará nos próximos meses e anos e quais efeitos isso terá na população. O fechamento das farmácias é um tópico que deve continuar empregando a política de saúde para garantir o fornecimento de farmácias de longo prazo.