Nível de alarme vermelho: as pontes de Berlim ameaçam entrar em colapso - aja agora!

Berliner Brücken stehen vor einem massiven Neubau. Angesichts kritischer Zustände plant die Stadt Investitionen über eine Milliarde Euro.
Berlin Bridges está enfrentando um novo edifício enorme. Em vista das condições críticas, a cidade planeja investimentos de mais de um bilhão de euros. (Symbolbild/MB)

Nível de alarme vermelho: as pontes de Berlim ameaçam entrar em colapso - aja agora!

Berlin, Deutschland - A situação das pontes em Berlim é crítica. Lutz Adam, examinador de ponte na capital, indica um déficit de reparo significativo, que surgiu da falta de investimentos e um aumento no tráfego, especialmente o tráfego de mercadorias pesadas. Das quase 900 pontes em Berlim, 120 pontes devem ser reconstruídas nos próximos dez anos, o que requer um volume financeiro de mais de um bilhão de euros. Muitas dessas pontes datam dos anos 70 e 80 e contêm aço da hennigsdorf, o que leva a fraquezas significativas, como rachaduras de tensão na tensão hennigsdorfer. Mais de 70 dessas pontes estão tão em ruínas que não são mais capazes de renovar e precisam ser substituídas. Isso também inclui a ponte Mühlendamm, que possui uma nota de construção de 3,5 e é constantemente monitorada, bem como a ponte Gertrauden e a Spittelmarkt Bridge.

A infraestrutura da ponte em Berlim é, portanto, urgentemente necessária. Adam enfatiza que a cidade deseja reconstruir até 15 pontes por ano para se atualizar. No entanto, esses esforços devem ser realizados em um ambiente tenso de construção, uma vez que a demanda por empresas de construção de pontes em Berlim é alta.

Novos projetos de construção em Berlim-Mitte

Em 2025, começa a demolição da nova ponte Gertrauden em Berlim-Mitte, seguida pela construção de um edifício mais estreito que deve levar em consideração a antiga ponte histórica de Gertrauden de 1895. Investigações de 2019 demonstraram que a reforma da ponte existente não é mais possível devido a graves danos à estrutura. A ponte está atualmente fechada para tráfego de mercadorias pesadas e as derrotas de rastreamento já foram implementadas. Os novos planos de construção também incluem o redesenho do Spittelmarkt e a reforma das duas outras estruturas de ponte na área.

Uma pessoa responsável pelo projeto confirma que o bonde deve dirigir através da nova ponte até Potsdamer Platz de 2028. O design vencedor do novo prédio vem do parceiro Schlaich Bergermann do escritório de engenharia de Berlim e é caracterizado por uma construção mais estreita. Além disso, o objetivo é tornar o mercado de Spitto mais atraente devido à remoção da separação de aterros.

Renovação em ponte nacional

Os desafios não se limitam apenas a Berlim. A reforma de cerca de 4.000 pontes na Alemanha também será planejada em nível federal até 2032. O ministro dos Transportes, Patrick Schnieder, anunciou planos ambiciosos para a renovação da infraestrutura e o governo federal concedeu à reforma da ponte uma alta prioridade. No orçamento federal de 2025, 2,5 bilhões de euros de um fundo especial para infraestrutura e proteção climática estão planejados. Essas medidas estão de acordo com a necessidade de acelerar o processo de planejamento, a fim de evitar atrasos que possam levar a interrupções notáveis ​​do tráfego.

Finalmente, Adam comenta sobre a possível colapso da ponte que aconteceu em outras cidades como Dresden e Gênova. Os exames regulares são essenciais para garantir a segurança do trânsito nas pontes de Berlim e poder fornecer a infraestrutura necessária. Até então, o Oberbaumbrücke, um destaque arquitetônico da cidade, continua sendo uma das poucas figuras em Berlim.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen