Nível de alarme vermelho: as pontes de Berlim ameaçam entrar em colapso - aja agora!

Nível de alarme vermelho: as pontes de Berlim ameaçam entrar em colapso - aja agora!
Berlin, Deutschland - A situação das pontes em Berlim é crítica. Lutz Adam, examinador de ponte na capital, indica um déficit de reparo significativo, que surgiu da falta de investimentos e um aumento no tráfego, especialmente o tráfego de mercadorias pesadas. Das quase 900 pontes em Berlim, 120 pontes devem ser reconstruídas nos próximos dez anos, o que requer um volume financeiro de mais de um bilhão de euros. Muitas dessas pontes datam dos anos 70 e 80 e contêm aço da hennigsdorf, o que leva a fraquezas significativas, como rachaduras de tensão na tensão hennigsdorfer. Mais de 70 dessas pontes estão tão em ruínas que não são mais capazes de renovar e precisam ser substituídas. Isso também inclui a ponte Mühlendamm, que possui uma nota de construção de 3,5 e é constantemente monitorada, bem como a ponte Gertrauden e a Spittelmarkt Bridge.
A infraestrutura da ponte em Berlim é, portanto, urgentemente necessária. Adam enfatiza que a cidade deseja reconstruir até 15 pontes por ano para se atualizar. No entanto, esses esforços devem ser realizados em um ambiente tenso de construção, uma vez que a demanda por empresas de construção de pontes em Berlim é alta.
Novos projetos de construção em Berlim-Mitte
Em 2025, começa a demolição da nova ponte Gertrauden em Berlim-Mitte, seguida pela construção de um edifício mais estreito que deve levar em consideração a antiga ponte histórica de Gertrauden de 1895. Investigações de 2019 demonstraram que a reforma da ponte existente não é mais possível devido a graves danos à estrutura. A ponte está atualmente fechada para tráfego de mercadorias pesadas e as derrotas de rastreamento já foram implementadas. Os novos planos de construção também incluem o redesenho do Spittelmarkt e a reforma das duas outras estruturas de ponte na área.
Uma pessoa responsável pelo projeto confirma que o bonde deve dirigir através da nova ponte até Potsdamer Platz de 2028. O design vencedor do novo prédio vem do parceiro Schlaich Bergermann do escritório de engenharia de Berlim e é caracterizado por uma construção mais estreita. Além disso, o objetivo é tornar o mercado de Spitto mais atraente devido à remoção da separação de aterros.
Renovação em ponte nacional
Os desafios não se limitam apenas a Berlim. A reforma de cerca de 4.000 pontes na Alemanha também será planejada em nível federal até 2032. O ministro dos Transportes, Patrick Schnieder, anunciou planos ambiciosos para a renovação da infraestrutura e o governo federal concedeu à reforma da ponte uma alta prioridade. No orçamento federal de 2025, 2,5 bilhões de euros de um fundo especial para infraestrutura e proteção climática estão planejados. Essas medidas estão de acordo com a necessidade de acelerar o processo de planejamento, a fim de evitar atrasos que possam levar a interrupções notáveis do tráfego.
Finalmente, Adam comenta sobre a possível colapso da ponte que aconteceu em outras cidades como Dresden e Gênova. Os exames regulares são essenciais para garantir a segurança do trânsito nas pontes de Berlim e poder fornecer a infraestrutura necessária. Até então, o Oberbaumbrücke, um destaque arquitetônico da cidade, continua sendo uma das poucas figuras em Berlim.
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |