Ativistas ocupam Bierpinsel em Steglitz: Protesto contra a gentrificação!
Ativistas ocupam o Bierpinsel em Steglitz, exigem usos alternativos e protestam contra a gentrificação. Polícia limpa.

Ativistas ocupam Bierpinsel em Steglitz: Protesto contra a gentrificação!
No sábado, 19 de outubro de 2025, ativistas ocuparam o Bierpinsel em Berlim-Steglitz. A ocupação aumentará ainda mais a popularidade deste edifício de 47 metros de altura, construído em 1976 e conhecido pela sua arquitetura futurista. O objectivo dos activistas é exigir um uso alternativo para o edifício, que está vazio há vários anos, e protestar contra a gentrificação em curso. Alto rbb24 Cerca de 40 pessoas se reuniram em frente ao Bierpinsel, que distribuíram panfletos e penduraram cartazes. Eles exigem uso compartilhado da propriedade e moradia acessível.
Die Polizei intervenierte gegen 18 Uhr und begann mit der Räumung des Bierpinsels. Dabei wurden 15 Personen vorläufig festgenommen. Die Identitätsfeststellung der Festgenommenen gestaltete sich schwierig, da einige von ihnen verklebte Fingerkuppen hatten. Die aktive Teilnahme der Polizei führte dazu, dass 13 Personen aus dem Gebäude geholt wurden, während sich zwei weitere auf einem Vorbau befanden. Der Eigentümer Götz Fluck hatte zuvor Anzeige wegen Hausfriedensbruchs und Sachbeschädigung erstattet. Fluck plant, die untere Etage des Bierpinsels für Freiräume der Freien Universität Berlin zu nutzen, während die ersten beiden Etagen Büros und die oberste Etage für gastronomische Zwecke vorgesehen sind. Er weist die Forderungen nach mehr Freiräumen zurück und verweist auf Denkmalschutzauflagen sowie Brandschutzproblematik.
História da escova de cerveja
O edifício, inaugurado em 1976 e que enfrentou dificuldades financeiras durante a sua construção, é hoje uma estrutura protegida. O nome “Bierpinsel” deriva da aparência em escova das vigas verticais de aço, que lembram o antigo estabelecimento de restauração. No entanto, esta utilização gastronómica só está disponível de forma limitada devido a novos contratos de arrendamento. Wikipédia descreve o Bierpinsel como parte do movimento Pop Art e explica que a propriedade é um edifício classificado desde 2017.
As dificuldades que rodeiam o Bierpinsel fazem parte de uma questão maior que afecta muitos bairros de Berlim: a gentrificação e a deslocação. Estes processos, que se caracterizam por uma procura crescente de espaço habitacional nos centros urbanos, colocam uma pressão especial sobre os residentes de longa duração. As medidas políticas para combater este desafio apresentam resultados mistos. Berlim intensamente descreve como as antigas propriedades existentes são frequentemente renovadas ou recém-construídas sem levar em conta os inquilinos existentes. Isso leva a tensões sociais e à perda de bairros.
Os investidores estão a reconhecer o potencial económico dos bairros de sonho, o que está a levar à valorização e ao aumento dos preços dos arrendamentos. A oferta de habitação a preços acessíveis está a tornar-se cada vez mais precária, especialmente nos antigos bairros menos populares. As iniciativas distritais defendem, portanto, a habitação a preços acessíveis e os interesses dos residentes locais. As perspectivas futuras mostram que o planeamento urbano participativo é necessário para manter a habitação social, a fim de permitir uma coexistência harmoniosa nos bairros afectados.