Idosos de Varsóvia conquistam Berlim: Olimpíada 60+ promove encontros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Treptow-Köpenick promove intercâmbio entre idosos de Varsóvia e Berlim com atividades de 29 de setembro a 2 de outubro de 2025.

Treptow-Köpenick fördert den Austausch zwischen Senioren aus Warschau und Berlin mit Aktivitäten vom 29. September bis 2. Oktober 2025.
Treptow-Köpenick promove intercâmbio entre idosos de Varsóvia e Berlim com atividades de 29 de setembro a 2 de outubro de 2025.

Idosos de Varsóvia conquistam Berlim: Olimpíada 60+ promove encontros!

De 29 de setembro a 2 de outubro de 2025, o projeto “Vamos nos conhecer melhor!” ocorreu no distrito de Treptow-Köpenick, em Berlim. em vez de. As atividades, que servem para ativar e integrar pessoas com mais de 60 anos de Varsóvia e Berlim, foram iniciadas pela cooperação germano-polaca. Doze idosos de Varsóvia participaram neste intercâmbio, que também fez parte da Olimpíada 60+. O objectivo do evento era consolidar a relação existente entre cidades gémeas entre Mokotów em Varsóvia e Treptow-Köpenick, que existe desde 1993. O presidente do distrito, Oliver Igel, enfatizou a importância de tais projectos de encontro, pois ajudam a promover a compreensão e a cooperação entre os países.

O projeto é apoiado financeiramente pela Fundação para a Cooperação Alemã-Polaca, que está empenhada em fortalecer as relações e o intercâmbio entre as duas nações. O Parceiro Treptow-Köpenick e.V. associação e a Sociedade Alemã-Polonesa Berlin e.V. também estão envolvidos como parceiros do projeto para permitir a integração e o intercâmbio intercultural.

Promoção de projetos juvenis e culturais

A iniciativa faz parte de uma rede maior que apoia as numerosas parcerias municipais germano-polonesas. Como relata dpjw.org, a plataforma para essas parcerias oferece inspiração e contatos para projetos juvenis e culturais. Isto também inclui o mapa interativo, que mostra mais de 800 parcerias entre cidades e comunidades alemãs e polacas. Este mapa fornece uma visão geral da duração das parcerias, bem como outras ligações e informações sobre instituições relevantes.

O objetivo é fornecer sugestões para estabelecer contato e cooperação durante os encontros de jovens. Exemplos de boas práticas em sete áreas temáticas diferentes, incluindo a diversidade, o desporto e a cultura, mostram como já foram implementados projetos bem-sucedidos. Instruções passo a passo para planejar e implementar projetos também estão disponíveis para facilitar o início dos interessados.

Raízes históricas das parcerias

A relação entre a Alemanha e a Polónia está profundamente enraizada, inclusive na história da geminação de cidades, que remonta à década de 1970. Segundo o Instituto Alemão-Polónico, foi manifestado naquela altura o desejo de ultrapassar as consequências da Segunda Guerra Mundial e de criar um intercâmbio. Na década de 1990, a parceria ganhou um novo fôlego, especialmente com a adesão da Polónia à União Europeia, o que ajudou os polacos a sentirem-se parte da família europeia.

Hoje em dia, os relacionamentos são mais parecidos com parcerias e baseados em projetos específicos. Contudo, estas parcerias enfrentam desafios, como a falta de ideias para novos contactos e a dificuldade de entusiasmar os jovens com o intercâmbio. A importância de pessoas empenhadas na promoção das parcerias continua a ser crucial para o seu sucesso.

Estas iniciativas e a colaboração diversificada são uma expressão de uma identidade europeia vibrante e sublinham a importância dos encontros interculturais num mundo globalizado.