Convenção da ONU sobre os direitos das deficiências na Alemanha: 15 anos após a entrada em vigor, ainda há uma necessidade de ação

Convenção da ONU sobre os direitos das deficiências na Alemanha: 15 anos após a entrada em vigor, ainda há uma necessidade de ação

Em 26 de março de 2009, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas na Alemanha entrou em vigor. Com a ratificação deste contrato de direito internacional, a República Federal da Alemanha se comprometeu a fortalecer os direitos das pessoas com deficiência e permitir que elas participem igualmente na vida social. No entanto, o CEO da Associação Social da Alemanha (SOVD), Michaela Engelmeier, observa que muito pouco foi feito até agora. Pessoas com deficiência e seus parentes ainda lutam para frequentar centros de creche e escolas, juntamente com crianças sem deficiência. Além disso, muitas pessoas com deficiência ainda vivem em instalações especiais e muitas delas não têm trabalho regular, mesmo sendo bem treinadas e qualificadas.

Essa falta de implementação da igualdade de pessoas com deficiência foi acentuadamente criticada pelas Nações Unidas em Genebra no verão. Ficou claro que o governo federal, os estados e os municípios de seu compromisso de auto -declaração não eram suficientes. A Engelmeier exige, portanto, que as preocupações das pessoas com deficiência sejam levadas em consideração e o direito à igualdade de participação seja garantido para todos.

Como um exemplo positivo da participação igual de pessoas com deficiência, Heike Heubach é mencionado ao Bundestag. Heubach, que é surdo, está comprometido com o tópico de espaço acessível. A Engemeier recebe esse marco e enfatiza que pessoas como Heubach enviam um importante sinal de igualdade para pessoas com deficiência.

Os dados mais importantes sobre a convenção da ONU sobre os direitos das deficiências estão resumidos na tabela a seguir:

data evento 26 de março de 2009 Unidade de convenção sobre os direitos das deficiências entra em vigor na Alemanha verão 2024 As Nações Unidas criticam a falta de implementação da igualdade de pessoas com deficiência na Alemanha 2024 heike heubach é o primeiro surdo ao Bundestag

Este comunicado de imprensa da SOVD deixa claro que a Alemanha ainda não fez a participação igual de pessoas com deficiência. As críticas das Nações Unidas enfatizam a necessidade de levar mais atenção às preocupações das pessoas com deficiência e permitir que elas participem da vida social sem restrição. A mudança de Heike Heubach para o Bundestag, por outro lado, simboliza um passo positivo em direção à igualdade. Resta saber se são tomadas medidas adicionais para fortalecer os direitos das pessoas com deficiência na Alemanha e melhorar sua participação.


Fonte: Associação Social Alemanha (SOVD)/OTS

Kommentare (0)