Simone - Uma história trágica sobre amizade e perda em Berlim

Geheimnisse in der Familie Berlin, Ende der achtziger Jahre. Zwei junge Frauen, Simone und Anja, feiern, tanzen, reisen und verlieben sich im Osten der Stadt. Sie werden erwachsen und genießen ihr Leben, bis die Mauer fällt und alles sich in rasender Geschwindigkeit verändert. Simone reist durch die Welt, während Anja ein Kind bekommt, heiratet und zu arbeiten beginnt. Obwohl sie sich auseinanderleben, verlieren sie sich nicht aus den Augen. Bis zu dem Tag, an dem Simone sich das Leben nimmt und Anja zurückbleibt. Wer war Simone? Und warum hat sie diesen Schritt unternommen? Um Antworten auf diese Fragen zu finden, …
Segredos da família Berlim, no final da década de 1980. Duas jovens mulheres, Simone e Anja, celebram, dançam, viajam e se apaixonam pelo leste da cidade. Eles crescem e aproveitam suas vidas até que a parede caia e tudo mude em velocidade rápida. Simone viaja pelo mundo enquanto Anja consegue um filho, se casar e começa a trabalhar. Embora vivam separados, eles não perdem de vista um do outro. Até o dia em que Simone leva sua vida e Anja permanece. Quem era Simone? E por que ela deu esse passo? Para encontrar respostas para essas perguntas ... (Symbolbild/MB)

Simone - Uma história trágica sobre amizade e perda em Berlim

segredos na família

Berlim, no final da década de 1980. Duas jovens mulheres, Simone e Anja, celebram, dançam, viajam e se apaixonam pelo leste da cidade. Eles crescem e aproveitam suas vidas até que a parede caia e tudo mude em velocidade rápida. Simone viaja pelo mundo enquanto Anja consegue um filho, se casar e começa a trabalhar. Embora vivam separados, eles não perdem de vista um do outro. Até o dia em que Simone leva a vida e Anja permanece.

Quem era Simone? E por que ela deu esse passo? Para encontrar respostas a essas perguntas, a autora Anja Reich faz uma jornada de volta à vida de sua amiga e à dela. Ela fala com parentes, amigos e especialistas, pesquisou cartas, diários e outros documentos e resume o resultado dessa pesquisa em um livro.

O livro "Simone", de Anja Reich, será publicado em 15 de agosto de 2023 na editora. Em uma impressão preliminar exclusiva, este artigo oferece uma visão do início da história.

Um dia antes de sua morte, Simone Anja ligou novamente. Anja se lembra exatamente de como era, mas ela não tinha tempo naquela época. Naquele momento, ela estava no corredor do apartamento e estava com as mãos cheias. Seu filho brincava no chão, sua irmã correu, sua mãe conversou com o pai. Anja secretamente a observou sair do canto do olho.

Foi em outubro de 1996, o quarto aniversário de seu filho e o 58º aniversário de seu pai. Embora tenham tido aniversário no mesmo dia, nunca haviam comemorado juntos. Os pais de Anja se divorciaram quando ela tinha seis anos e, depois disso, raramente era capaz de ver seu pai. Durante muito tempo, ela nem sabia quando ele é o aniversário dela. Em sua família, havia certas coisas que foram discutidas e outras que não foram discutidas. As coisas que Anja interessou pertencia à última categoria.

Quando seu filho nasceu, Anja lembra que sua irmã disse a ela: "Nosso pai também tem seu aniversário hoje". Naquele dia, ele veio ao hospital e, pela primeira vez desde o divórcio, Anja viu seus pais juntos novamente. Eles ficaram na cama do filho e olharam para ele. Anja achou que era um sinal para reunir a família novamente.

Esse deve ser esse tempo em outubro. Anja deixou a equipe editorial mais cedo do que o normal, pegou o filho da creche e voltou para casa. A campainha tocou às cinco horas. O pai dela ficou antes. Ela o abraçou e notou como o bar de barragem dele arranhou. Ele cheirava a tabaco de cachimbo.

"Parabéns", disse Anja.

Ele acariciou sua bochecha e perguntou como ela estava. Anja respondeu que estava indo bem e que ela tem muito o que fazer. Então ela se arrependeu de sua resposta porque se lembrava de como seu pai gostaria de fazer. Seu instituto havia sido fechado recentemente e ele perdeu seu trabalho como químico. Para passar o tempo, ele pegou o filho de Anja no centro da creche todos os dias e levou excursões ao Museu de História Natural - como com Anja e sua irmã.

Anja se lembra de como seu filho chegou quando falou com o pai. O pai dela lhe deu seu presente. Era uma fita de vídeo que o filho de Anja já tinha. Ele se jogou no chão e começou a gritar. A irmã de Anja sugeriu trocar a fita. A mãe de Anja tirou o pai do pai. Naquele momento, Anja adoraria gritar.

De repente, o marido de Anja perguntou se estava tudo bem. Anja diz que é claro que isso não tem nada a ver com Simone, mas ela conta porque está procurando explicações por que não percebeu nada quando Simone a chamava. Ela estava ocupada consigo mesma e estava presa no passado, para não perceber o que aconteceu no presente.

O telefone tocou quando a família de Anja só queria começar o jantar. Era um telefone fixo antigo com uma decapagem conectada ao ouvinte. Anja tocou a campainha, esperando que o chamador desistisse em algum momento. Mas o telefone tocou.

Finalmente, o marido de Anja perdeu os nervos e pegou o ouvinte. Anja assistiu enquanto estava no telefone e riu. Ele parecia aproveitar o intervalo do aniversário das crianças e do experimento familiar de Anja. Anja estava prestes a sentar com os convidados quando ouviu o marido "Simone" sussurrar.

Simone! Anja e Simone se conhecem em Berlim-Lichtenberg desde a juventude. Anja costumava estar com o irmão de Simone. Quando o relacionamento terminou, Simone e Anja permaneceram amigos. Simone escreveu cartões, comprou presentes e às vezes visitava surpreendentemente Anja. Sua aparência era impressionante - cabelos grandes, magros e escuros, olhos e sobrancelhas em forma de amêndoa que quase cresceram juntos. Simone costumava ser um espanhol ou sul -americano porque sua mãe era tcheco. Ela falou espanhol fluente, russo e francês, dançou tango e salsa, visitou salões de cabeleireiro, tocou violão e saiu de férias com os pais.

Anja lembrou que não havia ninguém, assim como Simone na RDA. Ela viveu a vida com a qual sempre sonhava - uma vida sem defeitos. Simone era uma "garota da sociedade alta de Berlim Oriental", pela qual a parede caiu exatamente na hora certa. Com zw