Seja alto: desempenho da coragem das mulheres pela paz em Dresden

Seja alto: desempenho da coragem das mulheres pela paz em Dresden

Em 2024, o impressionante desempenho "ser alto" será mostrado no memorial de Stratsse de Bautzner em Dresden. Essa performance, que comemorou sua estréia na sede da Stasi em Berlim em 2022, é uma homenagem às mulheres do grupo de oposição da RDA “Mulheres pela Paz” que lutaram pelos direitos humanos e pela paz na década de 1980.

A coisa especial sobre esse desempenho é o convite para colocar a história e a coragem dessas mulheres na luz. Apesar da intensiva repressão pela segurança do estado, essas mulheres se mobilizaram e pediram democracia e justiça sem serem capazes de se desativar pelo medo. O desempenho se concentra nas ações dessas mulheres notáveis ​​e, portanto, analisa a história da RDA e os eventos relacionados à revolução pacífica de 1989.

Um local de memória

A escolha da localização do desempenho é de particular importância, uma vez que o primeiro fórum da paz ocorreu em Dresden em 1982. Além disso, as “Mulheres pela Paz” participaram ativamente de painéis de discussões na Igreja de St. Petri. Os tópicos que foram explosivos na década de 1980 - como atualização atômica e diplomas ambientais - ainda são relevantes e chamam para pensar.

Em desempenho, experiências pessoais e relatórios históricos do livro "Seja alto! As mulheres pela paz em Berlim Oriental!" junto. As histórias emocionais experimentam uma área de tensão entre memória privada e coletiva. Esse link permite que o público entenda com que profundidade as experiências individuais são incorporadas no contexto histórico mais amplo.

Outra característica notável do desempenho é a interatividade entre o estágio e o público. Não há barreira entre as atrizes e os espectadores. Essa proximidade cria um ambiente no qual os visitantes são incentivados a expressar seus pensamentos e perguntas e a desenvolver a consciência da importância da liberdade de expressão em uma democracia.

A performance também recebe laços entre as orações políticas noturnas, que foram mantidas nas igrejas pelas "mulheres pela paz". Elementos multimídia, como projeções de vídeo, música e efeitos sonoros, reforçam o efeito da performance e oferecem uma paisagem impressionante de luz e imagem que confere emoções e tópicos de maneira urgente.

Em uma fase criativa coletiva, "além" não foi desenvolvido apenas a partir de perspectivas históricas, mas também reflete os movimentos sociais atuais e tópicos relacionados a gênero e auto -determinação. Irena Kukutz, co -fundadora das "Mulheres pela Paz", enfatizou como os artistas conseguiram contar a história da rebelião viva sem glorificar as mulheres.

Informações práticas

  • As apresentações ocorrerão nos 13, 14 e 15 de setembro de 2024, cada uma às 19h30, no memorial de Bautzner Strasse em Dresden. Os ingressos estão disponíveis em www.eventbrite.de.
  • Para obter mais informações, visite o site Seiddochlaut.de.

O livro "Seja alto! As mulheres pela paz em Berlim Oriental!" Por Almut Ilsen e Ruth Leiserowitz, publicado no Centro Federal de Educação Política, oferece informações adicionais sobre a história agitada dessas mulheres e seu compromisso.

Essa performance não é apenas uma memória de lutas passadas, mas também um chamado para todos, para trabalhar pela paz e pela justiça.