Proteção contra o câncer de pele: o estudo mostra a necessidade de ação na proteção solar

Proteção contra o câncer de pele: o estudo mostra a necessidade de ação na proteção solar
A radiação UV é o maior fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele, que aumentou constantemente na Alemanha nos últimos anos. Isso é mostrado por uma pesquisa atual em nome da Associação Federal da AOK. Um total de 81 % dos mais de 1.500 entrevistados declararam que a proteção contra a radiação solar é importante para eles. Em vista da crescente radiação UV devido ao clima, 69 % dos cidadãos aumentariam suas medidas de proteção solar. No entanto, a pesquisa mostra que muitas pessoas ainda não se protegem suficientemente do sol.Um meio importante de evitar danos causados pelo sol é o uso regular de protetor solar e sprays com alto fator de proteção solar. Na primavera e verão, no entanto, pouco menos de dois terços dos entrevistados (65 %) prevalecem. Uma diferença de gênero também é evidente: é 72 % para mulheres e apenas 58 % para homens. Cerca de um quarto dos entrevistados (24 %) usam apenas filtros solares em ocasiões especiais, como férias ou na piscina externa. A ausência de longas estadias ao sol e evitar o sol do meio -dia são outras medidas de proteção importantes, que são usadas apenas pela metade ou 41 % dos pesquisados. É preocupante que quase metade da população (48 %) frequentemente se esqueça de aplicar filtros solares.
Embora 54 % dos pesquisados indiquem que têm medo de desenvolver câncer de pele, há uma clara necessidade de acompanhar a disposição. Até agora, mais do que cada quatro das idades de 35 (28 %) ainda não aproveitou a triagem do câncer de pele. Um quarto dos entrevistados (26 %) que ainda não usaram esse controle nem sabiam que havia esse serviço. Especialistas indicam que exames regulares são importantes para reconhecer o câncer de pele em um estágio inicial. Pessoas legalmente seguradas com 35 anos ou mais podem ter a triagem de câncer de pele realizada a cada dois anos na casa ou no dermatologista.
A pesquisa também mostra que ainda existem muitas lacunas e erros de conhecimento em relação à proteção solar. Por exemplo, todo quarto entrevistado (27 %) pensa que ele está adequadamente protegido do sol por janelas de carro e não precisa usar protetor solar. Cada quinta pessoa (22 %) acredita erroneamente que você está protegido contra queimaduras solares na sombra. Além disso, 49 % dos pesquisados ainda não sabem o que significa o fator de proteção solar.
Para fortalecer a conscientização sobre o câncer de pele e a proteção solar, a Associação Federal da AOK adaptou sua comunicação segurada de acordo e se concentra nesses tópicos.
A pesquisa foi realizada em nome da Associação Federal da Forsa da AOK. Entre 22 de março e 4 de abril de 2024, um total de 1.508 pessoas com 18 anos ou mais foram entrevistadas on -line na Alemanha.