Aumento dos preços dos transportes públicos em Berlim: os preços dos bilhetes aumentarão mais de 6% a partir de 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de janeiro de 2026, os preços dos bilhetes nos transportes públicos de Berlim aumentarão em média 6,08%. Descubra as novas tarifas e informações básicas.

Ab Januar 2026 steigen die Ticketpreise im Berliner ÖPNV um durchschnittlich 6,08%. Erfahren Sie die neuen Tarife und Hintergründe.
A partir de janeiro de 2026, os preços dos bilhetes nos transportes públicos de Berlim aumentarão em média 6,08%. Descubra as novas tarifas e informações básicas.

Aumento dos preços dos transportes públicos em Berlim: os preços dos bilhetes aumentarão mais de 6% a partir de 2026!

A partir de janeiro de 2026, os passageiros dos transportes públicos em Berlim e Brandemburgo terão de se preparar para o aumento dos preços dos bilhetes. A Associação de Transporte Berlim-Brandenburg (VBB) anunciou um aumento médio de preços de 6,08%. Isto significa que o bilhete único em Berlim (zona tarifária AB) custará pelo menos 4,00 euros, um aumento face aos actuais 3,80 euros. Em Potsdam prevê-se que o bilhete possa ultrapassar os 3,00 euros (atualmente 2,80 euros) relata rbb24.

Este aumento surge no contexto do aumento dos preços ao consumidor nos últimos cinco anos. O chefe do VBB, Christoph Heuing, já apontava a necessidade desses ajustes em julho de 2025, que são justificados principalmente pelo aumento dos custos com combustível, pessoal e investimentos notas t-online.

Detalhes sobre as novas tarifas

O que é particularmente notável é que várias ofertas de bilhetes estão a ser canceladas. Isso inclui os ingressos anuais e de 7 dias, a assinatura VBB 65plus e os ingressos para as 8h, 9h e 10h. Em vez dos níveis de preços BC, os clientes terão, no futuro, de adquirir um bilhete ABC. Um novo bilhete de inquilino está sendo planejado para Frankfurt (Oder). então rbb24.

Outra alteração relevante diz respeito ao bilhete semestral para estudantes, cujo preço passará de 226,20 euros para 240 euros semestralmente em Berlim e Elstal. Os reajustes de preços foram anunciados desde o final de outubro de 2025, embora o Conselho Fiscal do VBB só agora tenha dado aprovação formal aos aumentos t-online relatado.

Uma olhada nas tendências nacionais

O aumento das tarifas não é apenas um fenómeno local. A partir de 1 de janeiro de 2024, os preços aumentarão em várias associações de transportes em toda a Alemanha, incluindo a VBB, a Associação de Transportes do Reno-Ruhr (VRR) e a Associação de Transportes de Munique (MVV). A VBB ajustou as suas tarifas pela segunda vez em apenas oito meses, após um aumento médio de 6,7 por cento em janeiro de 2024. Estes aumentos são justificados pelo aumento dos custos com energia e pessoal afirma o Tagesschau.

As associações de passageiros estão preocupadas com estes desenvolvimentos e criticam os aumentos como sendo desproporcionalmente caros para uma mobilidade amiga do ambiente, ao mesmo tempo que criticam as más condições dos transportes locais. Estas opiniões realçam a importância de equilibrar a qualidade da oferta com os ajustamentos de preços.