Novo espaço de participação em Tempelhof-Schöneberg com vídeos de animação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tempelhof-Schöneberg coloca online novos vídeos animados sobre a participação dos cidadãos. Saiba mais sobre oportunidades de participação.

Tempelhof-Schöneberg stellt neue Animationsvideos zur Bürgerbeteiligung online. Erfahren Sie mehr über Beteiligungsmöglichkeiten.
Tempelhof-Schöneberg coloca online novos vídeos animados sobre a participação dos cidadãos. Saiba mais sobre oportunidades de participação.

Novo espaço de participação em Tempelhof-Schöneberg com vídeos de animação!

O distrito de Tempelhof-Schöneberg reforça a participação dos cidadãos com a publicação de quatro novos vídeos animados. Estes vídeos fazem parte das iniciativas do distrito para promover a compreensão e oportunidades de participação cidadã. Eles podem ser encontrados na subpágina “Informações interessantes sobre participação” da Sala de Participação e também estão disponíveis no canal do distrito no YouTube. Os filmes de animação abordam temas essenciais como a participação dos cidadãos, uma lista de planos de transparência sobre os projetos do distrito, como funciona a participação e as atribuições do conselho distrital (BVV). As animações atraentes e a linguagem clara dos vídeos servem como acesso de baixo limiar a questões de participação, como relata berlin.de.

Os vídeos foram desenvolvidos pelo Atelier Hurra em nome do Espaço de Participação. Isto faz parte do compromisso contínuo do escritório distrital de envolver activamente os cidadãos nos processos de tomada de decisão e de lhes dar uma compreensão das diversas possibilidades de participação.

Diretrizes para a participação cidadã

Em maio de 2022, o escritório distrital de Tempelhof-Schöneberg adotou as “Diretrizes para a Participação Cidadã”. Estas diretrizes foram desenvolvidas por um grupo de trabalho de trílogo e visam criar padrões para formas de participação que não são regulamentadas por lei. Isto complementa a participação cidadã legalmente exigida e afeta todos os processos e projetos da administração distrital, como [netzwerk-demokratie-und- Beteiligung.de](https://www.netzwerk-demokratie-und-teilig.de/kommunale- Beteiligungspolitik/sammlung-kommunale-leitlinien/einzelansicht-leitlinien/article/berlin-tempelhof-schoeneberg/) explica.

Os princípios de participação incluem o apoio neutro e a moderação dos procedimentos, bem como a informação dos cidadãos sobre as oportunidades de participação numa fase inicial. Além disso, procura-se a divulgação escrita do âmbito da tomada de decisões nos processos de participação. Isto visa permitir que os cidadãos desempenhem um papel ativo e os envolvam nos processos numa fase inicial.

Instrumentos para implementação

Para promover a participação, foi criado um ponto de contacto distrital para a participação (BAB). Representa um ponto de contacto central para questões relativas à participação cidadã e é composto por funcionários administrativos e por uma organização independente e sem fins lucrativos da sociedade civil. Além disso, uma lista distrital de projectos será aprovada pela primeira vez em Dezembro de 2023, a qual fornecerá informações sobre os actuais e futuros processos de administração distrital. Esta lista inclui projetos de desenvolvedores privados e projetos públicos, como explica [stark-machen.de](https://stark-machen.de/publikationen/netzwerk-buerger Beteiligung-handlungsommen-sammlung/).

Com estas medidas, o gabinete distrital não quer apenas aumentar a transparência na administração, mas também envolver continuamente os cidadãos nas decisões. Um conselho consultivo de participação, composto por membros da administração, da política e da sociedade, apoia a implementação das diretrizes para garantir que os padrões desejados sejam atendidos.