Lembrando juntos: Instalação memorial para a casa dos velhos judeus em Mitte

Lembrando juntos: Instalação memorial para a casa dos velhos judeus em Mitte
Comemoração no meio: um sinal do futuro
Em 15 de setembro de 2024, um evento importante ocorrerá em Berlim-Mitte, que leva a memória dos ex-moradores da casa de repouso judaica em Gerlachstrasse como uma oportunidade de pensar no passado e colocar uma ponte cultural no futuro.
O prefeito do distrito de Mitte, Stefanie Remlinger, iniciou a iniciativa para não apenas honrar os nomes e destinos das pessoas que foram deportadas a partir deste lugar durante a era nazista, mas também para criar um espaço no qual membros da comunidade e partes interessadas possam participar ativamente. A memória de lugares como o lar de idosos judeus é de grande importância, porque eles nos ajudam a entender os ensinamentos da história e a sensibilizar as gerações futuras.
Como parte de um projeto participativo, o artista americano R. Stein Wexler reconstruirá as paredes da casa dos antigos velhos. Esse gesto simbólico deve tornar a história visível e dar aos moradores a oportunidade de lidar com o passado. Nesse contexto, Nathan Friedenberg, chefe do Museu Mitte, iluminará o papel trágico da casa dos velhos na deportação sistemática do povo judeu em Berlim de 1942 a 1943.
As partes interessadas são convidadas a participar do evento. Ocorre em Berolinsastraße 15-17, 10178 Berlim, entre 13h. e 18:00 O evento é gratuito; O registro é exigido até 12 de setembro de 2024. O processo participativo não deve apenas apreciar o passado, mas também criar um sinal de memória permanente que beneficie o distrito e seus moradores.
Além da instalação da memória, uma excursão da cidade sob a direção de Nirit Ben-Joseph sobre a vida judaica na Badstrasse Kiez também ocorrerá. Essa liderança dá aos participantes uma visão das histórias de vida das famílias judias que tiveram que lutar por sua sobrevivência durante o socialismo nacional. A turnê da cidade também acontece em 15 de setembro de 2024, a partir das 14h. às 16h e não requer nenhum registro prévio.
Além disso, o Museu Mitte apresentará o documentário “Reparação de Geração” de Adetoun Küppers-Adebisi e Michael Küppers-Adebisi como parte da Bienal de Berlim em 26 de setembro de 2024 às 18h. Este filme aborda as consequências do genocídio com o ovahero e nama. A demonstração é mostrada pela primeira vez com legendas alemãs e depois há a oportunidade de uma conversa com o diretor.
A série desses eventos ilustra como é importante lidar com a história para aprender com ela. Em um distrito que é caracterizado por uma história rica, mas também difícil, a comunidade não apenas oferece um espaço para a memória, mas também para diálogo e compreensão.
Esses projetos recebem apoio do Departamento de Cultura e Coesão Social do Senado, bem como de várias associações de bairro, que sublinha a abordagem conjunta. É o desejo de manter as memórias dos tempos passados vivos e garantir que essas tragédias nunca mais aconteçam.
Para obter mais informações e inscrições, as partes interessadas podem visitar o site do Museu Mitte ou entrar em contato com a escritório de imprensa do distrito de Mitte.