Estreia de cinema em Lichtenberg: Memórias do extremismo de direita e da sociedade civil
Estreia de cinema em Lichtenberg: Memórias do extremismo de direita e da sociedade civil
Na terça -feira, o 5 de novembro de 2024 , o Museu Lichtenberg em Berlim oferecerá o palco para uma estréia em movimento - o curta -metragem "Houve um começo, um meio e uma conclusão?" Ilumina as histórias do período entre 1990 e 2010 de perspectivas migrantes, judaicas e anti -fascistas. Às 19:00 Começa, seguido por um painel de discussão que leva o público às profundidades mais profundas desses anos seguintes.
Nesta documentação impressionante, ativistas e aqueles afetados levam o público em uma jornada de volta a um tempo que foi caracterizado pela violência extremista à direita. O animado painel de discussão ocorrerá no palco após a demonstração do filme, e não é outro senão o jornalista Heike Kleffner, que modera a emocionante rodada. Quem poderia relatar melhor as sombras sombrias da história como Natalia Gorodetska, que já foi ativa no trabalho juvenil judaico, Michael Mallé, do Lichtenberger Register, cineasta e autor Angelika Nguyen, e Dietmar Wolf, ex -ativista e participante doméstico?
Uma olhada no passado
Este evento não é apenas uma revisão dos eventos anteriores, mas também analisa os desenvolvimentos atuais. O prefeito distrital Martin Schaefer, da CDU, é comentar impressionantemente: “Lichtenberg tem uma história movimentada no tempo de virada e no tempo de reunificação. Aqui, na RDA, extremismo de direita ignorada”. Ele apela à importância de aprender com a experiência do passado, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento de novos direitos.
Embora o anti -fascismo e o entendimento internacional tenham formado a pedra angular da RDA, o racismo não estava oculto -isso pode ser visto na aterrorizante violência dos neo -nazistas no final dos anos 80 e no período de giro de queda. O distrito de Lichtenberg é um exemplo impressionante desse tempo sombrio na história de Berlim.
Uma plataforma importante para o discurso
Este evento está organizado em cooperação com a mesa redonda para a educação política Lichtenberg e oferece às pessoas uma plataforma para trocar idéias sobre os desafios que surgem do passado. As histórias urgentes das testemunhas contemporâneas não são apenas uma história, elas são um chamado para vigilância na sociedade de hoje!
Kommentare (0)