Planos de poupança da cultura: Berlim sacrifica o Museu Popular domingo!

Der Berliner Senat streicht den kostenlosen Museumssonntag, was die kulturelle Teilhabe gefährdet. Kulturelle Einsparungen wirken sich aus.
O Senado de Berlim acarreta o Museu Livre no domingo, que põe em risco a participação cultural. As economias culturais têm um impacto. (Symbolbild/MB)

Planos de poupança da cultura: Berlim sacrifica o Museu Popular domingo!

Um destaque cultural em Berlim perde seu lugar: o Museu Livre domingo, que mudou dezenas de milhares de visitantes para os museus da cidade por mais de três anos, é excluído. Essa decisão, resultante dos planos de poupança do Senado de Berlim, faz da cultura e do cenário artístico na capital. The black and red coalition is planning savings of three billion euros, with two million euros on the museum Sunday on the prank list, such as Tageschau.de reports .

Desde julho de 2021, o Museu dominou o domingo tornou possível para os berlinenses entrarem em mais de 80 museus gratuitamente a cada primeiro domingo do mês. A iniciativa foi introduzida para reduzir as barreiras de acesso e promover a participação cultural. No geral, mais de dois milhões de visitas foram contadas no início de 2024, mas agora as portas estão fechadas. O último dia livre ocorreu em 1º de dezembro de 2024, e os críticos expressam a decisão de que seria salvo no lugar errado. Como o chefe do Museu das Coisas no Spittelmarkt, Florentine Nadolni, observou que "é muito amargo", porque sem o subsídio urbano, os museus menores não podem sobreviver. Uma parte significativa do orçamento é reduzida, e isso pode significar que até eventos e exposições estão à beira, como rbb24.

A situação é descrita como particularmente dramática, uma vez que os museus que não recebem financiamento direto, como os da ilha do museu, desistiram da iniciativa. O diretor -gerente Moritz van Dülmen disse que, sem a coordenação e publicidade dos museus da cidade, todo o caráter do Museu Domingo diminui. O prefeito de Berlim, Kai Wegner, defendeu as medidas de austeridade e enfatizou a necessidade de gerenciar os recursos financeiros mais sustentáveis. A economia no orçamento cultural é estimada em cerca de 130 milhões de euros, o que corresponde a cerca de doze por cento das despesas.

Details
Quellen