Barômetro econômico em um vôo afundando: a economia da Alemanha está lutando pela estabilidade
Barômetro econômico em um vôo afundando: a economia da Alemanha está lutando pela estabilidade
A economia alemã enfrenta grandes desafios, que se refletem em um declínio atual no barômetro econômico do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW Berlim). O valor caiu para 87,0 pontos em julho, o que corresponde a um menos de cinco pontos e meio em comparação com o mês anterior. Isso continua a se afastar da marca neutra de 100 pontos, que sinaliza o crescimento econômico médio.
Causas de estagnação econômica
Geraldine Dany-Ktnlik, chefe da Política de Previsão e Economia em Diw Berlim, observa que, embora as taxas de inflação estejam em declínio e haja aumentos de salários isolados que são economia: "Após o ligeiro declínio na produção econômica no último trimestre, não há melhorias significativas no terceiro trimestre atual", ela explica.
contexto global e seus efeitos
O fraco desenvolvimento da economia global afeta significativamente a demanda por produtos alemães. Em particular, a lenta expansão da economia chinesa e a situação econômica estagnada na União Europeia estão preocupantes. Além disso, existem riscos geopolíticos, entre outras coisas devido aos conflitos contínuos no Oriente Médio e na Ucrânia, bem como ao conflito comercial entre a União Europeia e a China.
Números falam por si: indústria cada vez menor
Um sinal preocupante é o declínio contínuo na produção industrial e as entradas de ordem estagnada na Alemanha. O Índice de Clima de Negócios da IFO também mostra uma diminuição significativa, o que obscurece as perspectivas econômicas gerais. "As empresas industriais estão atualmente tendendo a esperar até que a situação econômica global se estabilize", explica Laura Pagenhardt, especialista econômica da DIW.
setor de serviço mostra os primeiros sinais de fraqueza
Embora a indústria de serviços corra um pouco melhor em comparação com a indústria, os indicadores também mostram nublado. O clima do consumidor, que está estável desde o início do ano, se deteriorou um pouco em julho. Isso também é confirmado pelas perspectivas de negócios mais fracas para empresas de serviços.
O mercado de trabalho permanece estável, mas as expectativas diminuindo
Apesar das incertezas econômicas atuais, a situação do mercado de trabalho na Alemanha permanece relativamente estável. No entanto, os declínios nas expectativas de emprego da IFO e no barômetro do mercado de trabalho do IAB indicam uma potencial deterioração. Guido Baldi, um especialista econômico, ressalta que o fraco potencial de crescimento e a falta de investimentos continuarão a sobrecarregar a economia alemã.
esperança de melhoria
Embora as circunstâncias sejam desafiadoras, há esperança de que a situação possa melhorar no segundo semestre de 2023. Graças a uma crescente renda real dos consumidores, o consumo privado pode atrair novamente e, assim, desencadear dinâmica positiva na economia. Mas no momento toda a situação permanece tensa e a recuperação ainda é muito tempo.
Em resumo, pode -se dizer que as empresas e consumidores alemães estão esperando para estabilizar as condições econômicas globais, a fim de poder procurar mais otimistas para o futuro. A influência positiva do consumo privado pode ser decisiva na segunda metade do ano.- nag
Kommentare (0)