Prêmio Internacional de Literatura Apresentado: Pajtim Statovci e Stefan Moster Win With My Cat da Albânia

Prêmio Internacional de Literatura Apresentado: Pajtim Statovci e Stefan Moster Win With My Cat da Albânia

Prêmio de literatura proeminente para Pajtim Statovci e Stefan Moster

O renomado autor Pajtim Statovci e o talentoso tradutor Stefan Moster foram homenageados em Berlim com o Prêmio Internacional de Literatura da Câmara das Culturas do Mundo (HKW) e a Fundação Elementar de Partles. O prêmio é dotado de prêmios em dinheiro de 35.000 euros e é entregue por seu romance "My Cat From Albânia", que foi publicado este ano no Luchterhand Literaturaterlag.

O júri justificou sua decisão pelo fato de que "meu gato da Albânia" era um romance resistente que é rico nas complexas facetas das emoções humanas, apesar da acessibilidade linguística.

Statovci, nascido em 1990, emigrou para a Finlândia com seus pais albaneses de Kosovo aos dois anos de idade. Ele vive em Helsinque hoje e estudou estudos literários comparativos. O tradutor Moster nasceu em Mainz em 1964 e trabalha como autor e tradutor em Berlim.

A cerimônia de premiação deste ano marca a 16ª edição deste importante prêmio de literatura. Além do título vencedor, outros seis romances foram indicados ao prêmio, incluindo obras como "James", de Percival Everett, "My Men", de Victoria Kielland, "Kibogos Rising", de Scholastique Mukasonga, "Jumps não tem ouvidos", de Adele Rosenfeld e "Quando fica escuro" Juan Gabriel Vás.

Na execução -up da cerimônia de premiação, houve discussões sobre o método de trabalho do júri, que foi questionado por dois ex -membros do jornal semanal "Die Zeit". Eles descreveram as decisões como politicamente motivadas, uma acusação que foi claramente rejeitada pela Casa das Culturas do Mundo. As indicações foram baseadas exclusivamente na extraordinária qualidade literária dos títulos.

A Iugoslávia desempenha um papel importante na história de fundo de Statovci, já que seus pais fugiram do Kosovo e se estabeleceram na Finlândia. Essa experiência pessoal também se reflete em seu trabalho literário.

Leitura interessante:

- nag

Kommentare (0)