Desastre de inundação na Rússia: os rios atingem níveis críticos
Desastre atual da inundação na Rússia: o rio Urals atinge uma altura crítica de 9,78 metros em Orenburg. Especialistas alertam sobre a escalada adicional. As pessoas afetadas exigem ajuda de Putin.
Desastre de inundação na Rússia: os rios atingem níveis críticos
A situação da inundação nas montanhas do sul da Rússia é ainda mais exacerbada. Em Orenburg, o rio Urals tinha 9,78 metros de altura na manhã de quarta -feira, cerca de meio metro acima da marca crítica. Isso significava que partes da grande cidade estavam debaixo d'água. Especialistas prevêem um aumento adicional na água em 30 a 70 centímetros.
Segundo o relatório das autoridades, 12.800 casas e 14.900 parcelas de jardim foram inundadas na área administrativa de Orenburg, o que levou à evacuação de mais de 7.000 pessoas. Como resultado das inundações, as subestações tiveram que ser desligadas, que foram acompanhadas por falhas de energia. A situação forçou os tribunais a definir seu trabalho e levar os museus em segurança.A população cresce insatisfação com as autoridades porque a ajuda só chega lentamente. O presidente Vladimir Putin reagiu à situação, ordenando que o aumento dos cartuchos policiais para evitar saques. No entanto, as chamadas soaram para obter ajuda nas ruas, como "Putin Ajuda!".
A inundação é favorecida pela neve maciça e pelo derretimento de gelo nas montanhas Ural, que é acompanhada de chuvas. Orsk, uma cidade na área de Orenburg, é particularmente gravemente afetado porque as barragens quebraram. Os críticos reclamam que a preparação para as inundações da primavera na Rússia é inadequada há anos. Julia Nawalnaja, crítica de Putin, indicou a repetida falta de vontade do governo de se preparar para desastres naturais.