Juntos fortes: CSD 2024 - Radioins ao vivo de Berlin -Schöneberg

Juntos fortes: CSD 2024 - Radioins ao vivo de Berlin -Schöneberg

O Christopher Street Day (CSD) em Berlim se transformou em uma das plataformas mais importantes para a visibilidade da comunidade queer. Com o lema "Só fortes juntos! - para a democracia e a diversidade!" O evento atrai regularmente centenas de milhares de pessoas que demonstram os direitos de lésbicas, gays, bi-, transexuais e outras minorias sexuais. A celebração deste ano ocorreu em 27 de julho de 2024 e foi um sinal claro de solidariedade e compromisso com a igualdade.

Relatórios ao vivo de radioins

As estações de rádio dos Radioeins relataram ao vivo do hall de entrada da Urania em Berlim-Schöneberg. Moderado por Frauke Oppenberg e Holger Wicht, o programa ofereceu conversas emocionantes com convidados proeminentes das 14h às 18h. Entre os convidados estava o prefeito governante Kai Wegner, que comentou a importância da comunidade queer, bem como o jornalista trans* Georgine Kellermann e o influenciador Fabian Grischkat, que e sua empresa tiveram o termo "orgulho" protegido como uma marca.

Uma olhada nos desafios dos esportes

Um tema central do CSD deste ano foi melhorar a infraestrutura esportiva para pessoas queer. Pesquisadores e ativistas enfatizam a necessidade de uma área discriminatória em instalações esportivas. Esse requisito é sustentado pela participação da Associação de Esportes do Estado de Berlim no CSD. Benjamin Csonka, membro do Sportsbund, explicou que era urgentemente necessário criar sensibilidade e estabelecer pontos de contato para os atletas.

Vencedor do prêmio e ativistas comprometidos no centro das atenções

Este ano, o produtor musical e o DJ Ipek Ipekçioğlu recebeu o prêmio Soul of Stonewall 2024 na categoria "Trabalho de Vida Ativa". O prêmio aprecia as pessoas que fazem campanha pela comunidade de Queere a longo prazo e tiveram um impacto significativo na realidade do Queer. Entrevistas com vencedores como o iPek ipekçioğlu mostram a importância do uso de indivíduos para a visibilidade e aceitação da comunidade.

Memória de lutas pessoais e avanços

Outro convidado importante foi Georgine Kellermann, que relata em suas memórias "Georgine - o longo caminho para mim" sobre suas décadas de carreira jornalística e a luta por sua identidade. Kellermann, que era anteriormente conhecida como Georg Kellermann, reflete em seu livro sobre os desafios que ela teve que superar para poder viver autenticamente. Sua história inspira muitos e ilustra o quanto é importante aceitar a identidade pessoal e defendê -la.

Responsabilidade e expectativas políticas

A dimensão política do CSD também foi abordada pelos organizadores, que formularam expectativas claras do novo governo do estado de Berlim. Várias promessas de apoiar a comunidade queer foram expressas como parte do trabalho do governo em abril de 2023. Mas antes de deixarem Kai Wegner de volta ao palco, os organizadores veem a necessidade de ver resultados políticos concretos. Resta ver como a atmosfera em torno do CSD e as obrigações políticas se desenvolvem, mas a comunidade continua determinada a defender seus direitos.

O CSD em Berlim não é apenas uma celebração, mas também um local importante de discussão política e mudança social. A mobilização e a visibilidade da comunidade queer são cruciais para reduzir a discriminação e promover oportunidades iguais para todos.

- nag