Memória do Reichspogromnacht: lembre e lembre -o em Kreuzberg

Memória do Reichspogromnacht: lembre e lembre -o em Kreuzberg
Na noite escura de 9 a 10 de novembro de 1938, quando as travessuras começaram na Alemanha, os horrores da história entraram nos anais na noite de Pogrom. Mais de 7.000 negócios judaicos devastados, inúmeras sinagogas em chamas e mais de 1.300 judeus assassinaram brutalmente! Esses atos horríveis marcaram o início chocante da perseguição impiedosa da população judaica pelo regime socialista nacional.
Em 9 de novembro de 2024, o 86º aniversário desses terríveis eventos, Berlim se lembrará! O Conselho Distrital, o escritório do distrito de Friedrichshain-Kreuzberg e a sinagoga de Fraenkelufer convidaram para um evento memorial. Uma comemoração silenciosa com a grinalda deve chamar as ações do passado em nossa memória e respeitar as vítimas.
Marque o compromisso!
- Vamos lá: sábado, 9 de novembro de 2024, às 12h.
- Onde? Para: da sinagoga de Fraenkelufer, Fraenkelufer 10, 10999 Berlim - um lugar que respira história.
Neste dia significativo, além do prefeito distrital de Friedrichshain-Kreuzberg, Clara Herrmann, também chefe do Conselho Distrital, Werner Heck e Nina Peretz, a presidente dos amigos da sinagoga de Fraenkelufer. Juntos, eles estabeleceram um sinal contra o esquecimento.
Mas isso não é tudo! Outro evento memorial ocorrerá na antiga sede do Schocken Verlag às 13h. A história sombria ganha vida aqui, porque o Schocken Verlag já foi um exemplo brilhante da cultura judaica na Alemanha.
- quando? sábado, 9 de novembro de 2024, às 13h
- Onde? Antes: O ex -Schocken Verlag, Lindenstraße 67, 10969 Berlim. Os lembretes são projetados ativamente aqui!
É claro que Clara Herrmann também participa dessa comemoração, a fim de sublinhar a importância da editora de choque. Nesta ocasião, ela enfatizará: "A história de Schocken Verlag é exemplar para a destruição da vida judaica pelos socialistas nacionais. Com nossa comemoração, estamos fazendo um forte sinal da preservação da cultura judaica em nosso distrito e somos determinados contra o anti -semitismo".
O Schocken Verlag, fundado em 1931 por Salman Schocken e conhecido por suas diversas obras literárias, tornou -se vítima desse tempo sombrio. Depois de 1937, a publicação tornou -se mais difícil para o editor, a censura e a repressão se seguiram - 1938 Os Pogroms foram o último golpe: o edifício foi invadido e valiosos livros valiosos nas chamas. Os funcionários arriscaram suas vidas para salvar manuscritos das chamas, mas em dezembro de 1938 a editora foi finalmente fechada.
Esses eventos memoriais convidam você a se lembrar dos horrores do passado e ao mesmo tempo para estabelecer um forte sinal para o futuro. A vítima é pensada todos os anos e demoramos em memória silenciosa e admiração. Estar lá!
Para obter mais informações:
telefone: (030) 90298-2843