A prefeita do distrito de Berlim, Clara Herrmann, revela uma placa para trabalhadores obrigatórios nazistas em Kreuzberg

Gemäß einer Pressemitteilung der Bezirksbürgermeisterin Clara Herrmann wird eine Gedenktafel in Kreuzberg eingeweiht, um an die Schicksale von NS-Zwangsarbeiterinnen zu erinnern. Die Einweihung findet am 25. Oktober 2023 um 16.30 Uhr in der Köpenicker Straße 10a in Berlin statt. Clara Herrmann betonte die Bedeutung einer aktiven Erinnerungskultur und bedankte sich bei allen Initiativen, die sich dafür einsetzen. Die Firma Franz Lange Feinmechanik- und Elektrowerk im Gebäudekomplex Köpenicker Straße 10a beschäftigte während des Zweiten Weltkrieges bis zu 74 Zwangsarbeiterinnen aus der Sowjetunion. Zudem wurden auf dem Nachbargrundstück Köpenicker Straße 11/12 bis zu 90 weitere Zwangsarbeiter*innen unter menschenunwürdigen Bedingungen untergebracht. Mit Unterstützung …
De acordo com um comunicado de imprensa do prefeito do distrito Clara Herrmann, uma placa em Kreuzberg é inaugurada para comemorar o destino dos trabalhadores forçados nazistas. A inauguração ocorrerá em 25 de outubro de 2023 às 16h30. em Köpenicker Strasse 10a em Berlim. Clara Herrmann enfatizou a importância de uma cultura ativa de memória e agradeceu a todas as iniciativas comprometidas com ela. A empresa Franz Lange Feinmechanik- und Elektrowerk no complexo de construção de Köpenicker Straße 10A empregou até 74 trabalhadores forçados da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, até 90 outros trabalhadores forçados foram alojados sob condições desumanas na propriedade vizinha Köpenicker Straße 11/12. Com apoio ... (Symbolbild/MB)

A prefeita do distrito de Berlim, Clara Herrmann, revela uma placa para trabalhadores obrigatórios nazistas em Kreuzberg

De acordo com um comunicado de imprensa do prefeito do distrito Clara Herrmann, uma placa em Kreuzberg é inaugurada para se lembrar do destino dos trabalhadores compulsórios nazistas. A inauguração ocorrerá em 25 de outubro de 2023 às 16h30. em Köpenicker Strasse 10a em Berlim. Clara Herrmann enfatizou a importância de uma cultura ativa de memória e agradeceu a todas as iniciativas comprometidas com ela. A empresa Franz Lange Feinmechanik- und Elektrowerk no complexo de construção de Köpenicker Straße 10A empregou até 74 trabalhadores forçados da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, até 90 outros trabalhadores forçados foram alojados sob condições desumanas na propriedade vizinha Köpenicker Straße 11/12. Com o apoio do Conselho Memorial de Friedrichshain-Kreuzberg e do Trabalho da Força Nazista do Centro de Documentação, a placa foi realizada pela comunidade Köpenicker Straße 10A House.

A inauguração da placa memorial em Kreuzberg é um passo importante para a memória e lidar com o trabalho obrigatório nazista em Berlim. A mesa não apenas lembrará os visitantes, mas também os próprios cidadãos de Berlim. É importante lembrar as ações cruéis do regime socialista nacional e garantir que isso nunca aconteça novamente.

O fato de uma empresa em Kreuzberg empregar trabalhadores forçados durante a Segunda Guerra Mundial ilustra a extensão da exploração no regime nazista. A localização imediata da placa em Köpenicker Straße 10A dará aos berlineadores a oportunidade de lidar com a história em sua própria porta da frente e tomar consciência dos efeitos devastadores do socialismo nacional em sua cidade.

A inauguração da placa também é um sinal de engajamento e reconhecimento da comunidade local. A iniciativa da comunidade Köpenicker Straße 10a House mostra que os cidadãos de Berlim estão comprometidos com uma cultura ativa de lembrança e querem garantir que os destinos dos trabalhadores forçados nazistas não sejam esquecidos.

A placa é uma contribuição importante para a educação histórica e a sensibilização da população. Por inauguração da tabela, os Berliners podem expressar sua solidariedade com as vítimas de trabalho forçado e garantir que suas histórias e sofrimentos não sejam esquecidos.

De acordo com um relatório de