A CDU rejeita uma proibição de discriminação: Grönemeyer exige mudança da lei básica
A CDU rejeita uma proibição de discriminação: Grönemeyer exige mudança da lei básica
O debate sobre a igualdade legal do povo LGBTQI na Alemanha é cada vez mais absorvido. Mais e mais votos estão pedindo uma adição à lei básica, a fim de proibir expressamente a discriminação com base na orientação sexual. Esse requisito é o foco da discussão social e é reforçado pela iniciativa do Christopher Street Day (CSD) em Berlim, onde centenas de milhares são demonstradas por mais direitos.
do CSD como uma plataforma para mudança
No fim de semana passado, vários manifestantes se reuniram em Berlim para o CSD chamar a atenção para os direitos do povo LGBTQI. O cantor Herbert Grönemeyer aproveitou a oportunidade para abordar a política diretamente. Ele pediu ao artigo 3 da lei básica que expandisse que ninguém pode ser desfavorecido devido ao seu gênero e identidade sexual. "É preciso resistência e muita coragem", disse Grönemeyer na frente da multidão, o que ilustra o uso de muitos com destaque para esse importante tópico.
Posições políticas sobre o assunto de
No núcleo do discurso constante, a resistência da CDU é contra uma mudança na lei básica, a fim de integrar a identidade sexual como uma característica de discriminação. O gerente da facção da União, Thorsten Frei, expressou em uma entrevista que considerou esse passo desnecessário, uma vez que a proteção da discriminação já estava ancorada no artigo 3. "A lei básica é a Câmara do Coração de nossa Constituição. As mudanças precisam de razões especiais", continuou ele.
Suporte contraditório dentro da CDU
Apesar da atitude negativa da liderança do partido, há um apoio crescente para as mudanças legais dentro do sindicato. Especialmente dos governos estaduais liderados pela CDU, como o Berliner, surgem iniciativas que buscam uma adição ao artigo 3. Esses desenvolvimentos mostram que a pressão política, especialmente da base e da sociedade, também é ouvida em partidos tradicionais.
O contexto mais amplo da igualdade
A proteção legal das pessoas LGBTQI na Alemanha também é considerada no contexto da história. A Associação Lésbica e Gay (LSVD) ressalta que as pessoas homossexuais e bissexuais ainda estavam sendo perseguidas após a Segunda Guerra Mundial devido ao § 175. Essa perspectiva histórica sustenta as demandas atuais por uma igualdade legal e mostra que o tópico da identidade sexual na Constituição alemã deve ter uma importância especial.
A vontade de mudar
O vice-líder do Grupo Parlamentar SPD, Dirk Wiese, e o líder do grupo vice-parlamentar do FDP, Konstantin Kuhle, apóiam veementemente a expansão da proteção contra a discriminação na lei básica. Ambos enfatizam a importância de uma mudança constitucional como um forte sinal de aceitação política e social para os direitos LGBTQI. No entanto, sem a maioria necessária de dois terços no Bundestag e no Conselho Federal, a implementação das reivindicações continua sendo um desafio por enquanto.
As vozes dos manifestantes, o artista e o político ilustram o desejo de igualdade e o fim da discriminação com base na identidade sexual. Em vista das diferentes posições no cenário político, resta ver como o discurso se desenvolverá e se as condições legislativas podem mudar. No final, a sociedade será crucial para se a proteção legal para as pessoas LGBTQI na Alemanha está finalmente ancorada.
- nag
Kommentare (0)