Museu de Fotografia de Berlim: Experimente Polaroids Fascinantes de Newtons!

Museu de Fotografia de Berlim: Experimente Polaroids Fascinantes de Newtons!

Berlin, Deutschland - No coração de Berlim, o Museu de fotografia Inúmero fotográfica-E fotografia. Desde a sua abertura em 2004, o edifício neoclássico, que originalmente serviu como cassino oficial, tornou -se um importante ponto de contato cultural. A coleção de fotografia da Biblioteca de Arte e a Helmut Newton Foundation estão alojadas aqui. Este último foi fundado em 2003 por Helmut Newton, um dos mais conhecidos fotógrafos de moda do século XX. Newton voltou em 2003, 65 anos após sua fuga de Berlim, e deixou um legado importante.

A coleção da Biblioteca de Arte é considerada uma das mais importantes na Alemanha e inclui obras mais de 150 anos de história da foto, incluindo daguerreótipos históricos e trabalho pioneiro de Karl Blossfeldt, bem como a publicidade moderna e a fotografia industrial. Nos andares inferiores do museu, os visitantes podem visitar a exposição permanente "Helmut Newton's Private Property", que mostra as coleções pessoais de fotografias, arte e até suas câmeras de Newton.

Exposições especiais em foco

A exposição de grupo atualmente em andamento "Polaroids", que pode ser vista de 7 de março a 27 de julho de 2025, deve ser particularmente destacada. Esta exposição não apenas mostra as polaroids de Helmut Newton, mas também um trabalho significativo de fotógrafos como Robert Maplethorpe e Mary Ellen Mark. A Polaroids, que Newton usou intensamente na década de 1970, o serviu como esboços conceituais para verificar a luz e a composição durante as sessões de moda. A seleção das obras ilustra a objetividade e a criatividade associadas a essa técnica, como

A exposição combina várias técnicas de trabalho da Polaroid e a variedade de fotógrafos internacionais. Cada artista é representado por uma seleção de seu trabalho, que vem à tona o uso experimental desse formato. Além disso, a exposição é apresentada pela Helmut Newton Foundation, no Museu de Fotografia.

A visão das perspectivas femininas

Como parte do "Museu Check", a atriz Anneke Kim Sarnau, conhecida por "Police Call 110", desempenha um papel especial. Ela fala sobre clichês dominantes em fotografia e enfatiza o quão importante é que mais mulheres contem suas histórias e se tornem visíveis. Sarnau, que começou sua carreira no Viena Burgtheater em 1998, defende uma visibilidade mais forte das mulheres em fotografia e arte como um todo.

A diversidade cultural também é discutida na atual exposição especial "Um mundo em comum. Fotografia africana contemporânea" no C/O Berlim. A Organização da Fundação, fundada em 2000 e comemora seu 25º aniversário em 2025, mostra obras de 22 artistas que representam as ricas e diversas formas de expressão da África longe de estereótipos comuns.

Nesta estrutura cultural, fica claro como a fotografia não é apenas a arte, mas também dá uma voz como um meio de culturas e perspectivas de flutuante. O Museu de Fotografia e Berlim prova que fotografa como documentação social e cultural é inestimável, que o atual discussão sobre o papel da fotografia.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)