Feira de jogos de tabuleiro de Berlim: o destaque para os fãs de jogos analógicos e a concessão do 'jogo do ano' em Berlim

Feira de jogos de tabuleiro de Berlim: o destaque para os fãs de jogos analógicos e a concessão do 'jogo do ano' em Berlim

Brett Play Fair em Berlim: um feriado para fãs de jogo

O próximo fim de semana tem um destaque muito especial para os fãs de jogos de tabuleiro: a Feira de Berlim Board Game acontecerá no sábado e domingo, e o "Game of the Year" em Berlim também será escolhido no domingo à noite. Mas isso não é tudo: no sábado, a cidade de Amberg tenta quebrar o recorde mundial para a maioria dos jogos simultâneos de "Man Don't Distran -se", paralelo à feira. Este clássico é uma das garantias de vendas para o fabricante de Berlim Schmidt Games, que patrocina a feira e é um dos 80 expositores.

A feira de jogos de tabuleiro na "Estação" do Gleisdreieckpark existe desde 2019 e agora se tornou um evento importante para visitantes comerciais e, acima de tudo, jogadores de hobby. Ela é, por assim dizer, a irmã mais nova da Feira Internacional de Jogo em Essen e a Feira de Toys em Nuremberg.

Os organizadores Johannes Jaeger e Alexander Koppin esperam até 15.000 visitantes nos três dias justos. Sexta-feira é mais reservada para os fãs hardcore que participam das chamadas "noites de jogo". Os grupos jogam um contra o outro, por exemplo, na variante de jogos de assassino e detetive "Werwolves 2.0", que não parece necessariamente um jogo de tabuleiro típico.

As novas tendências no mercado são difíceis de entender, mas os jogos de saída e escape ainda são muito bem -sucedidos. Existem jogos de tabuleiro em muitos tópicos diferentes, o que é muito diversificado. A troca internacional de jogos também aumentou. Os editores alemães exportam mais no exterior e, ao mesmo tempo, mais e mais jogos do exterior são oferecidos na Alemanha. De acordo com a Associação da Indústria "GameVerlage", os jogos de quebra -cabeça e crimes se tornaram mais importantes. Jogadores ativos são principalmente os "Kidults", tão chamados entre 14 e 35 anos.

O tópico da sustentabilidade também desempenha um papel cada vez mais importante na indústria de jogos. É tentado salvar plástico na embalagem. O "desejo de analógico" e "quebrar o isolamento digital", não apenas em pandemia, continua a trazer boas vendas aos fabricantes de jogos. Embora tenha havido pequenos declínios (especialmente devido à inflação e falta de papel), as vendas dos editores em 2022 ainda estavam mais de 20 % acima do nível de 2019, no ano anterior à Pandemia de Corona.

Um fenômeno interessante também é a transição de videogames bem -sucedidos para jogos de tabuleiro. Um exemplo disso é o videogame "Dorfromentik", publicado em 2021 e agora é indicado como um jogo de tabuleiro para o preço do "jogo do ano".

A cena dos fãs de jogos de tabuleiro é diversa e dividida em muitas comunidades diferentes, por exemplo, para o jogo de habilidade dinamarquês Klask. O "Campeonato Alemão" também acontece no Klask na feira. A equipe vencedora se qualifica para a Copa do Mundo em Helsinque em setembro. Além disso, o "Berlim Con Legefielmeister" é determinado em uma copa de jogos de tabuleiro.

No domingo é um dia de família, onde um total de 900 jogos pode ser emprestado e experimentado no local. Clássicos como "CarCassone" podem ser tocados em um campo marcado no chão. O jogo de estratégia "Ubongo" também está disponível no formato XXL. 3000 jogos usados ​​também são oferecidos para venda em um mercado de pulgas. Na "Galeria de Prototype", os localizadores de jogos podem apresentar seus desenvolvimentos atuais e receber perguntas e críticas dos fãs.

O programa de suporte também inclui painéis com autores de jogos e especialistas, incluindo uma palestra da "Brettspiel Academy", que treina especialistas em jogos de tabuleiro. Como algumas habilidades básicas, como dados, manter cartas e puxar pedras de jogo não seriam mais adequadamente transmitidas nas famílias, o que leva a uma lacuna educacional que até agora não foi coletada por creches ou escolas.

A massa se mudará para o Centro de Convenções Estrel no próximo ano, como Jaeger anunciou. A mudança tem razões logísticas, mas também climático. Não há ar condicionado fixo no local atual. A conexão espacial do centro de convenções com o hotel Estrel também facilita para os hóspedes estrangeiros usarem completamente o extenso programa. Os organizadores veem a feira mais como um festival do que uma feira comercial.

Kommentare (0)