Berlim: a CDU continua a ser a força mais forte de acordo com a pesquisa eleitoral - SPD e os verdes perdem a aprovação
Berlim: a CDU continua a ser a força mais forte de acordo com a pesquisa eleitoral - SPD e os verdes perdem a aprovação
A CDU de Berlim mantém sua posição como a força mais forte de Berlim, de acordo com uma pesquisa eleitoral atual do Civey Opinion Research Institute. Segundo a pesquisa, a CDU atinge 24 % dos votos e, portanto, está claramente à frente do SPD e dos verdes. No entanto, a CDU perde cerca de quatro pontos percentuais em comparação com a repetição.
Os valores para as outras partes mudam apenas um pouco em comparação com as eleições de Berlim em fevereiro. O SPD ganha facilmente e atinge 19 %, enquanto Die Linke melhora seu resultado para 13 %. O AFD também ganha cerca de um ponto percentual e atinge 10 %. Os Verdes perdem facilmente e chegam a 17 % dos votos. Segundo a pesquisa, o FDP, que falhou no obstáculo de cinco por cento em fevereiro
Isso significa que a CDU e o SPD teriam que se preocupar com a maioria no Parlamento se um novo membro da Câmara dos Deputados ocorreria no próximo domingo. De acordo com o resultado da pesquisa, as partes perderiam a maioria parlamentar.
O prefeito de governo Kai Wegner (CDU) pode observar valores de aprovação comparativamente bons cerca de 100 dias após o cargo. De acordo com outra pesquisa de Civey, 32 % dos berlinenses estão satisfeitos com seu trabalho, enquanto 42 % estão insatisfeitos. Comparado ao seu antecessor Franziska Giffey (SPD), isso significa um aumento significativo na confiança. Antes da eleição em fevereiro, apenas 18 % estavam satisfeitos com o trabalho de Giffey, enquanto 71 % expressavam insatisfação.
O consentimento para o Senado de Berlim como um todo é misturado. 55 % dos entrevistados estão insatisfeitos com o trabalho de preto e vermelho nos primeiros 100 dias desde que assumiu o cargo, enquanto 32 % estão satisfeitos. No entanto, os valores de aprovação para o governo anterior foram significativamente piores no início do ano. Naquela época, 73 % estavam insatisfeitos com vermelho-verde-vermelho e apenas 24 %.
A CDU e o SPD haviam concordado com um governo de coalizão até 2026 depois que a repetição foi selecionada em fevereiro, depois que o SPD decidiu contra a continuação da aliança vermelha-verde-vermelha. O Senado sob o novo prefeito de governo Kai Wegner foi jurado em 27 de abril de 2023.
Um pouco mais de 2.000 pessoas participou da pesquisa Civey no final de julho. A tolerância a falhas é de 3,8 %, o que significa que os valores reais com uma probabilidade de 95 % são um máximo de 3,8 pontos percentuais acima ou abaixo dos valores determinados.
Kommentare (0)