Resistência a Fu Berlin: Kiez resistindo à vila de contêineres
Resistência a Fu Berlin: Kiez resistindo à vila de contêineres
A propriedade em Thielallee 63 em Berlim-Dahlem, que atualmente ainda está sendo usada como espaço de estacionamento, é o foco da controvérsia. O Senado planeja construir uma vila de contêineres para 260 refugiados nessa área, o que leva ao ressentimento no bairro, especialmente na Universidade Livre (FU). A Universidade realmente planeja construir um edifício para ensinar e pesquisar no local e se sente ao longo dos planos doloridos. O presidente Günter Ziegler reclamou que só aprendeu com o projeto do jornal e enfatizou que a administração da universidade não havia aprovado essa medida.
Fu Berlin geralmente está pronto para apoiar as pessoas dos refugiados, mas não pode oferecer áreas alternativas devido à sua alta necessidade de reforma e extenso planejamento da construção. Ela ressalta que os edifícios da agência imobiliária federal estão vazios nas proximidades e podem representar uma opção potencial para acomodações de refugiados. Enquanto isso, o representante especial do Senado para questões de refugiados, Albrecht Broemme, Urban Open Spaces para encontrar soluções para a acomodação de refugiados.
No final de março deste ano, o Senado decidiu construir 16 outras aldeias de contêineres, a fim de combater a aguda falta de espaço para os refugiados. Os locais das novas aldeias de contêineres se concentram principalmente na parte oriental da cidade, o que pode levar a tensões e desequilíbrios nas acomodações de refugiados. A universidade e sua resistência à vila planejada de contêineres levaram a discussões acaloradas nas mídias sociais, com alguns usuários criticando a falta de apoio da Universidade de Refugiados e questionando a fachada "acordada" da instituição.