Mudanças importantes para as vítimas da RDA: pensões mais altas e nova justiça!
Mudanças importantes para as vítimas da RDA: pensões mais altas e nova justiça!
Em 1º de julho de 2025, a "Sexta Lei para melhorar os regulamentos da lei de reabilitação para vítimas de perseguição política na antiga RDA" entra em vigor. O objetivo da lei é melhorar a situação social das pessoas afetadas, simplificar os procedimentos e fechar as lacunas existentes na justiça. Este relatórios berlin.de .Já em setembro de 2024, o governo federal apresentou o projeto da lei ao Bundestag alemão. After a critical hearing in November 2024 and comprehensive negotiations among the MPs of the SPD, CDU/CSU, Bündnis 90/Die Grünen and FDP, the extended law was decided on January 30, 2025. The statutory new regulation concerns several laws, including the criminal law rehabilitation law (Strrehag) and the administrative law rehabilitation law (VWReHAG), explains Bundesag.de .
Alterações essenciais
Uma das inovações mais importantes é o aumento da vítima de 330 euros para 400 euros a partir de julho de 2025. Esse aumento corresponde a um aumento em 21 %. Desde 2026, a pensão da vítima será então adaptada ao desenvolvimento de pensões anualmente, o que elimina o acoplamento à necessidade e a pensão sacrificial se torna uma pensão honorária. Os parentes dos afetados também são informados sobre possíveis reivindicações, de acordo com o texto da imprensa de berlin.de .
Suporte avançado para aqueles afetados
Para facilitar o reconhecimento de danos à saúde causados pela perseguição, é introduzida uma presunção baseada em critérios. O legislador assume uma conexão causal entre certos eventos e danos à saúde. Além disso, é criado um fundo de dificuldades em todo o país, que apóia economicamente necessitados, na "base para o ex -politicamente perseguido". As diretrizes correspondentes estão atualmente em andamento.
Outro ponto importante da nova lei é o fechamento das lacunas na justiça. Os afetados pela exposição obrigatória têm direito a um serviço único de 7.500 euros, e as pessoas fora da RDA, que foram danificadas pelas medidas de decomposição da segurança do estado, agora se enquadram na lei de reabilitação de direito administrativo (VWREHAG). A possibilidade de fazer segundas aplicações para aplicações de reabilitação rejeitada também é esclarecida, explica bundesag.de
O representante da vítima sed Evelyn Zupke comentou criticamente os planos do governo federal e descreveu o projeto de lei como inadequado. Ela enfatiza que os regulamentos para o reconhecimento de danos à saúde não foram alterados adequadamente e que as demandas por apoio mais extenso continuarão a existir, para que o projeto de lei seja "não muito longe" para apoiar adequadamente as vítimas.
As equipes de consultoria BAB estão disponíveis para as pessoas afetadas por todas as perguntas relacionadas aos novos regulamentos. As pessoas de contato podem ser contatadas no endereço de e-mail consulting@aufgannchung-berlin.de e pelo telefone (030) 24 07 92-61.
Details | |
---|---|
Ort | Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)