Dia Mundial da Alfabetização: Spandau comemora com oficinas gratuitas!
No Dia Mundial da Alfabetização, em 8 de setembro de 2025, a Biblioteca Central do Distrito de Spandau organiza oficinas e leituras para públicos com baixo nível de alfabetização.

Dia Mundial da Alfabetização: Spandau comemora com oficinas gratuitas!
No dia 12 de agosto de 2025, os preparativos para o próximo já estão em andamento Dia Mundial da Alfabetização, que acontecerá no dia 8 de setembro. O dia internacional de ação é comemorado pela UNESCO desde 1967 e tem como objetivo chamar a atenção para a situação de vida das pessoas com pouca ou nenhuma capacidade de leitura e escrita. Na Alemanha, cerca de 6,2 milhões de adultos são afetados, o que corresponde a 12,1% da população. Berlim-Spandau também é afetada por isso, já que aqui vivem cerca de 20.000 adultos analfabetos funcionais.
Uma das principais causas do analfabetismo é a pobreza, apoiada por políticas educativas deficientes e pela discriminação de género. Especialmente nos países estruturalmente fracos, mas também na Alemanha, muitos adultos enfrentam o desafio de melhorar as suas competências de leitura e escrita para poderem participar na vida social. O Dia Mundial da Alfabetização tem como objetivo aumentar a conscientização sobre essas questões.
Eventos em Spandau
A fim de fornecer uma plataforma para o tema em Spandau, a biblioteca central distrital está organizando eventos emocionantes em torno do Dia Mundial da Alfabetização. No dia 4 de setembro de 2025 acontecerá um workshop com Anja Taschenberg intitulado “Autoconfiança através da atuação”. Este workshop é projetado especificamente para públicos com baixo nível de alfabetização e tem como objetivo transmitir técnicas para melhorar a aparência e o carisma. O evento começa às 15h. na sala de seminários em Carl-Schurz-Straße 13, 13597 Berlim. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição em events@ba-spandau.berlin.de ou pelo telefone (030) 90279-5511.
No próprio Dia Mundial da Alfabetização, 8 de setembro de 2025, haverá uma leitura intitulada “Entre as Linhas” no café de leitura da Carl-Schurz-Straße a partir das 18h. Aqui, os alunos de Spandau e Berlim leem textos que eles próprios escreveram. A entrada neste evento também é gratuita, mas é aconselhável inscrição.
Perspectiva global e desafios locais
A UNESCO estima que mais de 765 milhões de adultos em todo o mundo são analfabetos. De acordo com relatos de bpb.de Muitas crianças em todo o mundo têm dificuldade em adquirir competências básicas de leitura, escrita e aritmética. Os esforços internacionais para combater o analfabetismo estão a avançar na direcção certa como parte da Agenda Global de Sustentabilidade e, em particular, através da AlphaDecade na Alemanha, que decorre até 2026.
Iniciativas como o Dia Mundial da Alfabetização não só destacam a importância da leitura e da escrita, mas também focam na necessidade urgente de programas de alfabetização e educação para todos. Estes programas não só ajudam os indivíduos, mas também fortalecem as comunidades em que vivem.
Os próximos eventos em Spandau fazem parte destes importantes esforços. O seu objectivo é dar voz às pessoas que muitas vezes são deixadas à sombra da sociedade e melhorar a sua qualidade de vida através da educação.