Outra operadora de construção do Grupo Gröner em Berlim

Outra operadora de construção do Grupo Gröner em Berlim

Christoph Gröner, um dos maiores e mais proeminentes construtores da Alemanha, chefe do Gröner Group AG, com sede em Berlim, não realizou nenhum projeto de construção na capital há dois anos. Embora ele tenha doado 820.000 euros como um grande doador da CDU de Berlim e se descreveu publicamente como um social -democrata convencido, ele mostra que o edifício ecológico faz parte de sua estratégia corporativa. Apesar de aumentos consideráveis ​​nos custos no sistema de construção, Gröner enfatiza que os problemas reais estão no enorme aumento da terra.

O desenvolvimento de custos de construção em Berlim ilustrou o Groener com base nos números: em 2010, os preços dos imóveis foram de 700 euros por metro quadrado, enquanto os custos de construção foram de 2000 euros. Dentro de 15 anos, os preços aumentaram quase dez vezes. Atualmente, os preços dos imóveis representam a maior parte do aluguel, que é uma situação desafiadora para a construção de contratados e Gröner, que enfrentam altos custos de propriedade.

Gröner enfatiza que o poder de compra em Berlim diminuiu para que a construção de novos projetos imobiliários não seja mais lucrativa. Portanto, sua empresa não buscou nenhuma atividade de construção em Berlim por dois anos. Foram preferidos locais como Colônia, Leipzig e Karlsruhe com maior poder de compra. O fraco poder de compra dos Berliners em comparação com outras cidades alemãs afeta a lucratividade dos projetos de construção e leva a Groener se orientou em outros lugares.

A discrepância entre ideologia política e prática na construção é mostrada em decisões como a pós -Banktower em Kreuzberg, onde razões ideológicas impediram a criação de espaço diversificado. Gröner enfatiza a importância de uma relação equilibrada entre justiça social e prosperidade econômica, a fim de criar um cenário imobiliário saudável. A falta de disposição política de criar rapidamente a lei de construção dificulta a criação de espaço de vida urgentemente necessário e pode levar a tensões sociais.

Em termos de transição energética, Gröner fala por soluções sustentáveis, como a energia geotérmica, que não são apenas ecologicamente, mas também economicamente sensíveis. No entanto, ele duvida da capacidade de carga das redes de energia alemãs para a mudança de massa planejada para bombas de calor ao ar ou sistemas de ar condicionado. Sua atitude crítica em relação às medidas que não são sustentáveis ​​e eficientes reflete seu compromisso com a construção consciente do meio ambiente.

Kommentare (0)