Ônibus perdido e viagem superlotada: uma experiência turbulenta em transporte público local em Berlim

Ônibus perdido e viagem superlotada: uma experiência turbulenta em transporte público local em Berlim

Berlim é uma cidade que vive e pulsa. E isso também se aplica ao transporte público local da capital. Todos os dias, inúmeras pessoas experimentam suas aventuras pessoais nos ônibus e trens de Berlim. Recentemente, eu também, Jan Schilde, tive uma experiência que gostaria de compartilhar com você.

Foi um dia em que as nuvens escuras caíram o céu e caíram as primeiras gotas de chuva. Eu só queria cobrir uma curta distância que eu poderia teoricamente ter andado. Mas a idéia de correr ao longo da estrada molhada me fez correr para o ponto de ônibus.

Especificamente, era sobre a linha de ônibus 248 de Kreuzberg, mais precisamente do canto de Oranienstraße/Lindenstraße, até o Red Rathaus em Mitte. O aplicativo BVG me prometeu um curto tempo de espera de apenas dois minutos antes que o ônibus chegasse. Cada vez mais chuva caiu do céu e eu estava procurando proteção na entrada de uma casa. Outras pessoas também decidiram em vista do mau tempo usar o BVG.

Na expectativa do ônibus, consertei minha visão do meu telefone celular. O aplicativo indicou que o ônibus viria agora. Mas então eu vi que ele continuou sem parar. Eu senti falta dele? Isso não poderia ser, afinal eu estava bem na frente da parada. Infelizmente, o aplicativo não havia relatado que o ônibus nem chegou.

A chuva continuou inalterada. De acordo com o aplicativo, o próximo ônibus chegaria em nove minutos. Naquela época, não valeu mais a pena correr. Afinal, ficaria ainda mais decepcionado se o ônibus passar por mim se eu já tivesse chegado lá.

Mais uma vez, segurei meu celular na mão e olhei para o aplicativo. Ela indicou que o ônibus viria agora. Mas, novamente: nenhum. Três minutos atrasados. Cinco minutos atrasados. E finalmente chegou o ônibus. No entanto, ele estava irremediavelmente superlotado. Era um pequeno ônibus, sem "amarelo grande" ou "schlenker" típico. As pessoas tentaram empurrar no meio do ônibus. Por outro lado, tentei na frente e tive sorte. Consegui ficar ao lado do motorista do ônibus. Mas o problema da superlotação era perceptível. "Os dois últimos saem é demais", reclamou o motorista do ônibus. E eu fui o terceiro último passageiro.

No entanto, eu não queria apenas aceitar a injustiça. Então eu liguei para o ônibus gentilmente: "Por favor, passe!" E na verdade funcionou. As pessoas no meio do ônibus se aproximaram. Um homem e uma mulher que ficou atrás de mim também se encaixava. Mesmo que eu estivesse desconfortável, fiquei feliz com minha pequena ação heróica.

Nas próximas paradas, cada vez menos pessoas conseguiram entrar no ônibus. Eu quase tive que rir quando o ônibus ficou preso no meio do engarrafamento em Leipziger Strassse. Chuva ou não, eu teria corado melhor.

Esta história mostra que o transporte público local em Berlim às vezes pode ter suas armadilhas. Às vezes, o aplicativo não funciona corretamente, às vezes o ônibus está superlotado. Mas, apesar de todos os obstáculos, o transporte local em Berlim é e continua sendo uma parte importante da vida cotidiana. É uma experiência que muitos berlinenses compartilham todos os dias e que compõem o charme desta cidade.

Kommentare (0)