Conversão no samaritservriertel: o escritório distrital interrompe as mudanças ilegais no espaço!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Friedrichshain-Kreuzberg promove a preservação de espaços sociais: conversão de um apartamento de 3 quartos descoberto e desmontado.

Friedrichshain-Kreuzberg fördert den Erhalt sozialer Wohnräume: Umbau einer 3-Zimmer-Wohnung aufgedeckt und zurückgebaut.
Friedrichshain-Kreuzberg promove a preservação de espaços sociais: conversão de um apartamento de 3 quartos descoberto e desmontado.

Conversão no samaritservriertel: o escritório distrital interrompe as mudanças ilegais no espaço!

Em 3 de julho de 2025, o escritório do distrito de Friedrichshain-Kreuzberg estabeleceu um sinal claro contra mudanças estruturais inadmissíveis nas áreas de conservação social. No comunicado de imprensa nº 207, o retorno de um apartamento de 3 quartos no Frankfurt Tor será anunciado em seu estado original. A conversão ocorreu sem permissão, uma vez que foram instaladas paredes adicionais e um banheiro separado. Essas medidas não eram apenas ilegais, mas também serviram para acomodar funcionários de um restaurador em cinco quartos pequenos.

O escritório do distrito reagiu a um anúncio e interveio imediatamente. Nas áreas de conservação social, como o "samariterviertel", é necessário que quaisquer mudanças estruturais sejam solicitadas pelos proprietários do escritório do distrito. Como regra, essas mudanças na planta não são aprovadas, pois são frequentemente realizadas sem permissão para criar salas adicionais. Tais práticas geralmente pretendem tirar proveito de estudantes ou trabalhadores estrangeiros, o que leva ao deslocamento de famílias do trimestre

Áreas de conservação e sua importância

O número de áreas de conservação social em Berlim aumenta constantemente há mais de 30 anos. Atualmente, existem 72 dessas áreas, também chamadas de "áreas de proteção do meio" que visam proteger a população residente e sua composição social. These areas are intended to prevent the repression of traditional residents and protect living space from luxury renovations and change of ownership, such as HEE-Rechtsanwaelte.

Os fundamentos legais dessas áreas de conservação estão ancorados no § 172 Código de Construção (BAUGB). Qualquer mudança estrutural, incluindo desmantelamento ou alterações no uso, requer aprovação. Isso também se aplica à conversão de aluguel em condomínios, que está sujeita a aprovação sob certas condições desde um novo regulamento de 2021.

Evite o deslocamento

e proteja a infraestrutura

O direito social de manutenção é uma parte essencial do desenvolvimento urbano. O objetivo é manter a infraestrutura social existente - como creches, escolas e espaços verdes - que é adaptada a certos grupos populacionais. Um deslocamento desses grupos tornaria a infraestrutura obsoleta e exigiria uma nova necessidade de instituições em outros lugares, como a [Escritório de Desenvolvimento Urbano] "

O vereador da cidade distrital Florian Schmidt indica a importância de punir consistentemente violações do direito de manter. Está satisfeito com o sucesso, que, no entanto, está associado a um trabalho preparatório intensivo e pessoal suficiente. Essas medidas são cruciais para não apenas manter a coesão social em Berlim, mas também promover ativamente.

Os funcionários das áreas de conservação do grupo estão disponíveis para mais informações e aconselhamento jurídico. As opções de contato podem ser contatadas pelo Departamento de Imprensa do Distrito no endereço de e-mail press@ba-fk.berlin.de , bem como por telefone em (030) 90298-2843.