Cultura da memória: novas placas em Köpenick inauguraram

Feiern Sie mit uns die Einweihung der Gedenktafeln für den Jüdischen Friedhof Köpenick und das ehemalige Jüdische Altersheim. Die Zeremonie findet am 20. November 2024 um 16:00 Uhr an der Mahlsdorfer Straße, Ecke Gehsener Straße, statt. Erinnern Sie sich gemeinsam mit uns an die Geschichte und die Opfer der jüdischen Gemeinde in Köpenick. Infos zur Veranstaltung und Bedeutung der Gedenkstätten im Artikel.
Celebre a inauguração das placas para o cemitério judaico de Köpenick e a antiga casa de aposentadoria judaica conosco. A cerimônia ocorrerá em 20 de novembro de 2024 às 16:00. em Mahlsdorfer Straße, canto de Gehsener Straße. Juntamente conosco, eles se lembram da história e das vítimas da comunidade judaica em Köpenick. Informações sobre o evento e a importância dos memoriais no artigo. (Symbolbild/MB)

Cultura da memória: novas placas em Köpenick inauguraram

Um dia emocional é sobre o município de Köpenick! Na quarta -feira, 20 de novembro de 2024 às 16:00, a inauguração cerimonial será inaugurada, que lembra o cemitério judaico e o antigo lar de aposentadoria judaico. O ponto de encontro desta cerimônia de mudança é Mahlsdorfer Straße, canto de Gehsener Straße. Todo mundo que está interessado na história e na memória da comunidade judaica é bem -vindo!

Marco Brauchmann, conselheiro distrital para treinamento adicional, escola, cultura e esporte, resume: "Esses conselhos comemorativos não são apenas memórias, são uma parte importante da nossa história que não devemos esquecer". Nós pagamos a esses lugares o devido respeito!

Memórias históricas

O cemitério judaico em Köpenick tem um passado em movimento. No final da década de 1950, uma pirâmide composta por lápides testemunhou para os antigos enterros aqui. O cemitério foi adquirido pela "Comunidade Synagogen of Cöpenick" em 1894, mas teve que suportar sofrimento e destruição indescritíveis sob o regime socialista nacional. As lápides devastadas foram montadas novamente em um processo de restauração decidido de 1948, mas a deterioração não demorou muito para chegar. Um local de comemoração mudou para uma área verde no final da década de 1950, o que levou a remover o memorial em 1968. As lápides restantes agora são veneráveis ​​no cemitério judaico em Berlim-Weißensee.

Outro capítulo comovente se mostra na memória da casa dos velhos da comunidade judaica, localizada em Mahlsdorfer Straße 94. Em 1942, as pessoas que moravam lá foram deportadas para o campo de concentração de Theresienstadt - um capítulo cruel que não deve ser esquecido.

nova luz sobre histórias antigas

Marco Brauchmann enfatiza que houve muito tempo no pátio de um edifício residencial em Gehsener Straße, que era difícil de acessar. Agora, esta tabela foi colocada em um local melhor e fornece um local digno e visível através dos novos quadros de informações e informações. "É hora de renovar nossa memória e apresentá -la sem barreiras", diz Brauchmann.

Agradecimentos especiais ao Representante do Distrito pela prevenção anti -semitismo e ao Clube Home Köpenick, que juntos tornam possível esse evento significativo. Um sinal de conexão e comemoração!

Prepare -se para um dia significativo que torne a história experimentada de perto. Vamos comemorar o passado juntos e ouvir as vozes daqueles que não estão mais entre nós!