Os adolescentes se tornam verificadores factuais: a nova rede da DPA na Europa
Os adolescentes se tornam verificadores factuais: a nova rede da DPA na Europa
Em tempos em que a Internet é inundada de informações, os relatórios falsos e as notícias falsas combatem a chave para a nossa juventude! A Agência de Imprensa Alemã (DPA) está agora descompactando o desafio e expandindo sua emocionante rede de verificação de fatos adolescentes (TFCN) em toda a Europa. Aqui estão todas as informações que você precisa saber!
Mais e mais adolescentes recebem suas informações de redes sociais como Tikkok e YouTube - mas essas plataformas não são apenas com conteúdo interessante, mas também cheios de notícias falsas perigosas! O TFCN oferece aos jovens a oportunidade de se tornarem ativos e tornar a Web um lugar mais seguro, verificando falsas reivindicações e compartilhando seus resultados em vídeos emocionantes.
Como funciona?
Como parte dos workshops, os participantes de quatorze a dezenove anos são mostrados como eles podem expor desinformação. Jornalistas profissionais do DPA estão ao seu lado. Ao longo de 18 meses, os adolescentes desenvolvem seus próprios vídeos de verificação de fatos sobre tópicos que os afetam diretamente. Das dicas de nutrição às eleições políticas: tudo é tratado aqui!
Cooperação é a chave! Com parceiros da Espanha, Bulgária, Áustria, Finlândia e Portugal, não apenas a rede é aumentada, mas também desenvolveu material de ensino que pode ser usado especificamente nas aulas de alfabetização da mídia. A fase de aplicação é dada até 20 de outubro de 2024 - então seja rápido!
"O entusiasmo dos jovens é esmagador!" Diz Teresa Dapp do DPA. "Queremos trazer o conceito com as iniciativas já existentes dos EUA, onde a rede foi lançada em 2019, continue a levar para a Europa e incluir ainda mais países!"
O compromisso dos adolescentes não é apenas importante, mas também a definição de tendências para o futuro: em um mundo cheio de desinformação, essas iniciativas são essenciais! Eles aprendem a agir criticamente e a combater ativamente relatórios falsos. O TFCN pode ser a abordagem revolucionária de que precisamos urgentemente!
Adolescente entre 14 e 19 anos que ganha uma posição e, ao mesmo tempo, deseja mudar o mundo das mídias sociais não deve se impedir. Mais detalhes sobre o aplicativo e a iniciativa podem ser encontrados no site da DPA - faça parte da mudança!
Kommentare (0)