Disputa sobre pistas de bicicleta em Berlim: a administração direciona após protestos

Disputa sobre pistas de bicicleta em Berlim: a administração direciona após protestos

disputa sobre pistas de bicicleta em Berlim-Reinickendorf

Após protestos violentos, o escritório do distrito de Reinickendorf deu na disputa sobre uma pista de rodas em Ollenhauerstrasse. O governo anunciou que a instalação de tráfego de bicicletas "seria divulgada prontamente após exames intensivos do Departamento de Transporte do Senado". Além disso, cinco outras ruas em Berlim foram lançadas para projetos de ciclismo, incluindo o Hermannsse, propenso a acidentes em Neukölln.

Originalmente, a faixa de ciclismo em Ollenhauerstrasse já havia sido encomendada em agosto passado. Até agora, cerca de 180.000 euros foram gastos, dos quais o governo federal levou mais de 75 %. No entanto, a nova conselheira distrital Julia Schrod-Thiel (CDU) teve as marcas inválidas com filme amarelo e ordenou que a pista de bicicleta não fosse lançada por enquanto. O motivo foi a busca de uma solução para zonas de entrega planejadas.

Essa decisão causou protestos e até levou a um procedimento urgente perante o Tribunal Administrativo de Berlim, que é apoiado pela ajuda ambiental alemã. O funcionário da Aidentel Aid, que está viajando regularmente de bicicleta em Orlanhauerstrasse, havia se opôs ao retorno da ordem.

Após a decisão anunciada na segunda -feira, os planos desenvolvidos sob o ex -conselheiro distrital Korinna Stephan (verdes) para Olhenhauerstrasse estão sendo implementados. Foi encontrado um compromisso no qual o estacionamento ao lado da faixa de rodas é possível em períodos de descanso. O Departamento do Senado também anunciou que a Ollenhauerstrasse deve ser alterada em 2026/2027 e que o caminho atual é liberado com pequenas mudanças para o tráfego de bicicletas até então.

O senador de trânsito Manja Schreiner (CDU) enfatizou que Olhenhauerstrasse era um bom exemplo de planejamento de tráfego factual. A nitidez da discussão sobre ciclovias agora deve ser tomada para encontrar boas soluções para o tráfego urbano. A prefeita distrital de Recinickendorf, Emine Demirbüken-Wegner (CDU), também ficou satisfeita com o compromisso e enfatizou a importância de integrar residentes e áreas comerciais.

Além da decisão sobre Olhenhauerstrasse, o Departamento do Senado anunciou que outros cinco projetos de tráfego de bicicletas podem ser implementados. Estas são as instalações planejadas em Hansastraße (2,16 km), Grellstraße em Pankow (2,47 km), Köpenicker Landstrasse em Treptow-Köpenick (3,6 km) e Hermannsse em Neukölln (1,42 km). Também pode ser construída uma cruz de 50 metros de comprimento de Hellersdorfer em Marzahn-Hellersdorf. Por outro lado, a ciclovia se projeta em Roedernallee, em Reinickendorf, e o Blankenfeld Chaussee em Pankow devem ser revisados.

No geral, a disputa sobre projetos de ciclismo em Berlim ainda não foi resolvida. Há outros casos em que os cidadãos querem proceder contra a interrupção de faixas planejadas de ciclismo. Por exemplo, a ajuda ambiental está considerando agir contra a parada do projeto de tráfego de bicicletas em Schöneberger Grunewaldstrasse. No entanto, os cidadãos afetados ainda precisam ser encontrados.

Kommentare (0)