A alma da Sicília: exposição revela conexão homem-natureza”
A exposição “Sicilia” em Berlim (2024-25) mostra a ligação entre as pessoas e a natureza na Sicília através da fotografia.

A alma da Sicília: exposição revela conexão homem-natureza”
A exposição “Sicilia” está sendo apresentada atualmente na Alemanha e oferece uma visão única da conexão entre as pessoas e a natureza na ilha mediterrânea da Sicília. Esta apresentação pela primeira vez na Alemanha faz parte de um projeto criativo que trata da diversidade da cultura siciliana e das histórias do seu povo. A artista Loredana Nemes utiliza fotografia em preto e branco e colorida em uma técnica mista inovadora. Como relata berlin.de, o artista fala sobre as árvores favoritas dos ilhéus e suas profundas conexões emocionais com a natureza.
Em seu trabalho fotográfico, Nemes ouve histórias de amor, fuga e conexão com a Sicília. Uma série notável de seus trabalhos é a série “Evergreen”, que trata do amor de décadas de dois parceiros de vida. Isto é acompanhado por textos poéticos que contam encontros com 14 casais. Outros ciclos como “Árvore Cinzenta e Mar do Céu” e “Branco” colocam em foco a beleza das árvores, complementados pela história pessoal do artista, que teve que fugir da Transilvânia, na Romênia, em 1986.
Artista e suas obras
Loredana Nemes, nascida em 1972 em Sibiu, Roménia, estudou literatura alemã e matemática na RWTH Aachen. Só se voltou para a fotografia em 2001 e desde então tem realizado inúmeras exposições no país e no estrangeiro. O seu trabalho está representado em importantes coleções, como o Museu Folkwang em Essen e a Coleção Spallart em Salzburgo. As suas publicações mais recentes incluem obras como “Graubaum und Himmelmeer” (2023) e “Immergrün” (2021), bem como algumas obras mais antigas que já lhe fizeram nome, como “Gier Angst Liebe” (2018).
A exposição “Sicilia” não é apenas artística, mas também mostra a diversidade da cultura siciliana. São oferecidas diversas impressões fotográficas em diferentes formatos, incluindo as obras “Pino + Domenico” e “Limone + Mirjam”, ambas disponíveis em formatos de 60 x 45 cm até 100 x 75 cm. Estas impressões fotográficas utilizam a técnica tradicional da gelatina de prata, o que confere um valor estético especial. Detalhes podem ser encontrados no site loredananemes.de.
A conexão com a natureza
Os trabalhos de Nemes não abordam apenas histórias individuais, mas também a relação com as árvores que ela fotografa. Suas séries criam um diálogo entre os rostos humanos e a natureza, que é ao mesmo tempo visualmente atraente e profundo. Estas abordagens artísticas permitem aos espectadores refletir sobre a beleza e os desafios da natureza. É também dada especial atenção ao envolvimento fotográfico com o Parque Nacional Jasmund em Rügen, onde recebeu retorno e novos impulsos criativos.
Em resumo, a exposição “Sicília” é utilizada para iluminar a herança e as histórias do povo siciliano a partir de uma perspectiva única. A sua ligação à natureza, às suas árvores e ao seu habitat torna-se impressionantemente visível nesta forma artística, como também pode ser encontrada no mercado de livros, onde é oferecida literatura diversa sobre a arte e cultura siciliana, como pode ser visto em booklooker.de.