Eleição da Saxônia: CDU luta pelo poder contra aspirantes a AFD
Eleição da Saxônia: CDU luta pelo poder contra aspirantes a AFD
Dresden e Berlim estão em foco político e por boas razões. Na eleição estadual na Saxônia, uma emocionante corrida de corrida frente a frente entre a CDU e o AFD. As últimas previsões de ARD e ZDF mostram que a CDU do primeiro -ministro Michael Kretschmer vive facilmente por trás de seu resultado a partir de 2019, enquanto o AFD atrai. Isso é particularmente digno de nota, uma vez que nenhuma das outras partes considera trabalhar com o AFD.
A recém -fundada Alliance Sahra Wagenknecht (BSW) também se posicionou fortemente e poderia surpreendentemente pousar em terceiro lugar, seguido pelo SPD. A situação para os verdes é tensa, enquanto a esquerda aparentemente falha no obstáculo de cinco por cento e possivelmente saindo do parlamento do estado. A CDU mostra as previsões atuais (até as 18h) com 31,5 a 32 %, enquanto o AFD está localizado de 30,0 a 31,5 %. O BSW poderia atingir 11,5 a 12 %, o SPD 7,5 a 8,5 %, e a esquerda cai de 4,0 a 4,5 %.
O caminho para a CDU
Desde a reunificação, a CDU sempre teve a lenda da Saxônia. Kretschmer decidiu em uma coalizão com os verdes e o SPD desde 2019. Se as previsões chegarem, a CDU ficará apertada para continuar esta coalizão. Após uma previsão do ZDF, pode ser suficiente enquanto a previsão do ARD é menos otimista. No entanto, uma parceria com o BSW e outro parceiro seria uma opção. No entanto, uma coisa permanece sem solução: Wagenknecht já foi membro do sed e foi considerado uma figura simbólica da plataforma comunista dentro da esquerda, o que levanta preocupações nas fileiras da CDU.
A CDU está sujeita a uma decisão de incompatibilidade que proíbe estritamente a cooperação com o AFD e a esquerda. No entanto, não existem regras para o BSW, o que torna a cooperação teoricamente possível. Os Verdes haviam expressado preocupações sobre um possível governo minoritário antes da eleição, mas sabem que a CDU e o SPD já decidiram três vezes na Saxônia.
O papel do AfD na Saxônia
O AFD já venceu a CDU nesta região em várias eleições, incluindo duas eleições para Bundestag e uma eleição européia. Se ela agora ganhasse mais de um terço dos mandatos do estado, teria uma minoria de bloqueio tão chamada. Isso significaria que, para decisões importantes que exigem uma maioria de dois terços, seria necessária a aprovação do AFD. Um exemplo é a escolha dos juízes constitucionais que devem ser eleitos pelo Parlamento com essa maioria.
A campanha eleitoral em si foi caracterizada por debates intensivos. Um tópico central era o papel da Alemanha como aliado da Ucrânia e da OTAN no contexto da guerra de agressão russa. Wagenknecht enfatizou que a participação da BSW em um governo depende do fato de que claramente se posiciona contra o posicionamento de foguetes nos EUA na Alemanha.
A discussão sobre asilo e migração também foi aquecida por uma trágica tatuagem de facada em Solingen, na qual três pessoas foram mortas. O promotor federal identificou um suspeito sírio islâmico como um agressor que já havia chegado à Alemanha como refugiado. A violência política também aumentou nos últimos meses, à medida que o ataque brutal aos programas do político do SPD, Matthias Ecke, que foi atacado pelas eleições européias em Dresden.
Kommentare (0)