Última Resistência de Berlim: fugas heróicas e brigas fatais em 1945

Última Resistência de Berlim: fugas heróicas e brigas fatais em 1945
Em 23 de abril de 1945, o centro da cidade de Berlim estava no estado de emergência. O território de Hitler havia encolhido para um mínimo deprimente de apenas 80 quilômetros quadrados. Enquanto centenas de milhares de soldados e civis alemães esperavam o final imparável da guerra, a cidade estava firmemente sob controle de brigas brutais. O centro da cidade estava oficialmente fechado às 12 horas e apenas os locais foram autorizados a deixar a cidade. O voo foi um desafio para muitos porque as principais estradas principais de barricadas foram bloqueadas. O jornalista Theo Findahl, que morava em Berlim desde 1939, conseguiu fugir para Dahlem, onde ele e seus amigos em um jardim sobre os rumores circularam em Berlim. [Welt] relata que, em 16 de abril de 1945, o Exército Vermelho começou a tempestade em Berlim com 2,5 milhões de soldados.Após apenas três dias de batalhas amargas, a última linha de frente alemã desmaiou nas alturas de Seelower. Em 20 de abril, o 56º aniversário de Hitler, a artilharia soviética abriu o incêndio no distrito do governo. Os primeiros tanques chegaram aos limites da cidade em 21 de abril, enquanto os distritos da cidade foram gradualmente conquistados - Hohenschönhausen caiu em 23 de abril, Reinickendorf e Spandau em 24 de abril, Zehlendorf em 25 de abril.
A situação na cidade
As lutas cada vez mais se concentraram em grandes travessias e pontes. Para muitos alemães, incluindo judeus como Siegmund Weltlinger e Hans Rosenthal, o esconderijo terminou quando o perigo de deportação parecia superar. Em 27 de abril, a área de terra de Hitler era apenas um décimo da área de Berlim City, e milhões de pessoas procuravam proteção em bunkers e conchas com raivos aéreos. A resistência alemã era fraca; Muitos soldados enfrentaram a eleição entre cativeiro e morte, enquanto o Exército Vermelho avançou para o centro de Berlim impartavelmente. De acordo com o [Süddeutsche Zeitung], o Wehrmacht já estava significativamente enfraquecido, e o NSDAP se recusou a aceitar uma rendição.
O último conteúdo do Wehrmacht fez todo o possível para impedir o avanço soviético. A localização desesperada foi mostrada na população mobilizada que foi usada para a construção de trincheiras e prateleiras. Em 30 de abril, a liderança sobrevivente em torno de Hitler, Joseph Goebbels e Martin Bormann beijaram a realidade da derrota que se aproximava, enquanto a força de comando deveria traçar uma linha brutal pelo suicídio de Hitler no mesmo dia. Em 30 de abril, o Exército Vermelho durou a bandeira sobre o Reichstag, dois dias depois, em 2 de maio, as últimas associações de Wehrmacht em Berlim se renderam. [DHM] acrescenta que a rendição incondicional foi assinada em 8 de maio.
Os efeitos
As lutas por Berlim exigiram vidas terríveis. Estima -se que pelo menos 80.000 soldados soviéticos e cerca de 100.000 soldados e civis alemães morreram. Em um clima estressante de medo e desesperança, os cidadãos da cidade se voltaram para slogans de perseverança malsucedidos, enquanto a realidade seguiu continuamente seu curso nas ruas de Berlim. A promessa otimista de Hitler da "vitória final" tornou -se cada vez mais inacreditável, especialmente nas últimas semanas da guerra.
Em 25 de abril de 1945, uma ordem de guia levou os tiroteios cruéis de civis pelos comandos Waffen-SS. No meio desta atmosfera sombria, a última resistência do exército alemão parecia imparável em vista da ofensiva direcionada do Exército Vermelho. 8 de maio de 1945 finalmente marcou o fim oficial da guerra na Europa e anunciou uma nova era.Details | |
---|---|
Ort | Mitte, Deutschland |
Quellen |