Última Resistência de Berlim: fugas heróicas e brigas fatais em 1945

Am 23. April 1945 war Berlin ein Kampfgebiet. Die Rote Armee drang vor, während Hitlers Herrschaft zerfiel. Erleben Sie die letzten Tage.
Em 23 de abril de 1945, Berlim era uma área de combate. O Exército Vermelho penetrou enquanto o governo de Hitler caiu. Experimente os últimos dias. (Symbolbild/MB)

Última Resistência de Berlim: fugas heróicas e brigas fatais em 1945

Em 23 de abril de 1945, o centro da cidade de Berlim estava no estado de emergência. O território de Hitler havia encolhido para um mínimo deprimente de apenas 80 quilômetros quadrados. Enquanto centenas de milhares de soldados e civis alemães esperavam o final imparável da guerra, a cidade estava firmemente sob controle de brigas brutais. O centro da cidade estava oficialmente fechado às 12 horas e apenas os locais foram autorizados a deixar a cidade. O voo foi um desafio para muitos porque as principais estradas principais de barricadas foram bloqueadas. O jornalista Theo Findahl, que morava em Berlim desde 1939, conseguiu fugir para Dahlem, onde ele e seus amigos em um jardim sobre os rumores circularam em Berlim. [Welt] relata que, em 16 de abril de 1945, o Exército Vermelho começou a tempestade em Berlim com 2,5 milhões de soldados.

Após apenas três dias de batalhas amargas, a última linha de frente alemã desmaiou nas alturas de Seelower. Em 20 de abril, o 56º aniversário de Hitler, a artilharia soviética abriu o incêndio no distrito do governo. Os primeiros tanques chegaram aos limites da cidade em 21 de abril, enquanto os distritos da cidade foram gradualmente conquistados - Hohenschönhausen caiu em 23 de abril, Reinickendorf e Spandau em 24 de abril, Zehlendorf em 25 de abril.

A situação na cidade

As lutas cada vez mais se concentraram em grandes travessias e pontes. Para muitos alemães, incluindo judeus como Siegmund Weltlinger e Hans Rosenthal, o esconderijo terminou quando o perigo de deportação parecia superar. Em 27 de abril, a área de terra de Hitler era apenas um décimo da área de Berlim City, e milhões de pessoas procuravam proteção em bunkers e conchas com raivos aéreos. A resistência alemã era fraca; Muitos soldados enfrentaram a eleição entre cativeiro e morte, enquanto o Exército Vermelho avançou para o centro de Berlim impartavelmente. De acordo com o [Süddeutsche Zeitung], o Wehrmacht já estava significativamente enfraquecido, e o NSDAP se recusou a aceitar uma rendição.

O último conteúdo do Wehrmacht fez todo o possível para impedir o avanço soviético. A localização desesperada foi mostrada na população mobilizada que foi usada para a construção de trincheiras e prateleiras. Em 30 de abril, a liderança sobrevivente em torno de Hitler, Joseph Goebbels e Martin Bormann beijaram a realidade da derrota que se aproximava, enquanto a força de comando deveria traçar uma linha brutal pelo suicídio de Hitler no mesmo dia. Em 30 de abril, o Exército Vermelho durou a bandeira sobre o Reichstag, dois dias depois, em 2 de maio, as últimas associações de Wehrmacht em Berlim se renderam. [DHM] acrescenta que a rendição incondicional foi assinada em 8 de maio.

Os efeitos

As lutas por Berlim exigiram vidas terríveis. Estima -se que pelo menos 80.000 soldados soviéticos e cerca de 100.000 soldados e civis alemães morreram. Em um clima estressante de medo e desesperança, os cidadãos da cidade se voltaram para slogans de perseverança malsucedidos, enquanto a realidade seguiu continuamente seu curso nas ruas de Berlim. A promessa otimista de Hitler da "vitória final" tornou -se cada vez mais inacreditável, especialmente nas últimas semanas da guerra.

Em 25 de abril de 1945, uma ordem de guia levou os tiroteios cruéis de civis pelos comandos Waffen-SS. No meio desta atmosfera sombria, a última resistência do exército alemão parecia imparável em vista da ofensiva direcionada do Exército Vermelho. 8 de maio de 1945 finalmente marcou o fim oficial da guerra na Europa e anunciou uma nova era.

Details
OrtMitte, Deutschland
Quellen