Treinamento de psicoterapia: demonstração para financiamento justo em Berlim

Treinamento de psicoterapia: demonstração para financiamento justo em Berlim
Onda de protestos antes do Bundestag!
Em 16 de outubro de 2024, cerca de 300 estudantes de psicoterapia comprometidos reuniram -se em Berlim para lutar por uma preocupação importante: financiar sua educação adicional. Sob a bandeira combativa da Associação Alemã de Psicoterapeuta (DPTV), eles, juntamente com numerosos representantes de câmaras, associações e universidades exigiram uma regulamentação legal imediata que garante o aprendizado qualificado no campo da psicoterapia. "Precisamos de regulamentos legais para que o treinamento psicoterapêutico qualificado possa continuar no futuro", enfatiza a Dra. Anke Pielsticker, vice -presidente federal da DPTV, deixa a urgência da situação clara.A demonstração não era apenas uma plataforma para os alunos, mas também uma chamada para a política. Os parlamentares Dirk Heidenblut (SPD) e Alexander Föhr (CDU) eram solidariedade e apoiaram os manifestantes. O evento, organizado pela Conferência Facial da Psicologia (Psyfako) e pelo Fórum PTW, trouxe as demandas acaloradas por medidas imediatas para a mesa. Era mais do que apenas palavras - era sobre o futuro da psicoterapia na Alemanha.
Qualificação de prática indispensável!
"Para a atividade em uma prática, são necessários conhecimentos e habilidades específicas no diagnóstico e planejamento da terapia - você só pode aprender isso em uma atividade ambulatorial guiada", explicou o Dr. Pielsticker com ênfase. Seu apelo à política: um regulamento claro para treinamento adicional na prática e mais práticas de treinamento devem ser criadas! "O treinamento adicional em uma ambulância de treinamento ou uma prática é, portanto, um componente obrigatório de treinamento adicional como psicoterapeuta especializada", acrescentou.
Os sinos de alarme tocam em voz alta! O Dr. Pielsticker instou: "Pedimos a todos os responsáveis: crie os regulamentos legais necessários - e agora, mesmo na lei de saúde (GVSG)! De outra forma, perderemos os descendentes psicoterapêuticos urgentemente necessários, porque não há mais treinamento sem treinamento adicional".
necessidade urgente de aprendizagem!
A situação é dramática: "Mais de 2000 práticas já gostariam de oferecer treinamento adicional. Há financiamento para alguns lugares em algumas associações médicas de seguro de saúde, mas isso não é suficiente. É apenas uma queda em uma pedra quente", diz o Dr. Pielsticker e, assim, reforça a urgência das demandas.
O tempo está empurrando e os alunos se levantam! É a ferrovia mais alta que a política é. Sem regulamentos rápidos e específicos, o futuro do treinamento psicoterapêutico na Alemanha estará à beira! A responsabilidade agora está com a decisão - os fabricantes - agem antes que seja tarde demais!