Protesto em Cottbus: Os funcionários da LEG estão lutando pelo bônus do sul por usinas a gás!
Novas usinas a gás na Alemanha: protestos contra o bônus do sul, enquanto Lusatia está lutando por futuros canais. Saber mais.

Protesto em Cottbus: Os funcionários da LEG estão lutando pelo bônus do sul por usinas a gás!
Em 12 de junho de 2025, uma proposta do Ministro Federal da Economia Katharina Reiche (CDU) fornece protestos no setor de energia. No futuro, dois terços do desempenho da usina de gás planejados na Alemanha devem ser construídos no sul do país. According to the current plans, which were published by rbb24, about 13.3 out of 20 gigawatt to new power plant capacity to Bavaria and Baden-Württemberg. Isso significa que apenas 6,7 gigawatts estão disponíveis para o resto da Alemanha.em Cottbus, onde mais de 1.500 funcionários da LEG (Lausitz Energie Nuclear Power AG) protestaram contra o proposto "Südbonus", Uwe Teubner, presidente do Conselho de Obras do Grupo, expressa preocupação. Ele explicou que esse bônus põe em risco as futuras perspectivas de desenvolvimento do LEG e, em vez disso, exige um bônus de transformação para as usinas a gás em Lusatia. Regiões como o Lausitz, que dependem de investimentos de reposição após a fase de carvão, podem ser desfavorecidas por essa decisão.
Importância estratégica de Lausitz
A LEG planeja construir usinas a gás compatíveis com hidrogênio nos locais Black Bump e Jänschwalde. Esses sistemas devem fornecer suporte importante, especialmente em tempos de downs escuros, se as energias renováveis não estiverem disponíveis. A infraestrutura existente e os locais existentes da usina oferecem pré -requisitos tecnicamente bons para a construção de novas usinas flexíveis em Lusatia. Esses investimentos são centrais para a mudança estrutural na região e ajudam a garantir empregos e localização industrial.
No entanto, o bônus do sul poderia colocar em risco a vontade de investir em Lusatia. A Comissão da UE deve primeiro concordar com a proposta antes que ela possa ser implementada. Nos próximos anos, no entanto, será previsto um aumento na construção de usinas a gás. It is expected that around 40 new gas power plants will arise if the 20 gigawatts agreed in the coalition agreement can be realized in "secured performance", such as MDR
Desenvolvimentos regionais
Um exemplo desses desenvolvimentos é a usina de gás planejada em Schkopau, iniciada pelo ministro da Energia da Saxônia-Anhalt, Armin Willingmann. Em Schkopau, onde está localizado o maior carvão do estado, a mudança para uma usina de gás é considerada vantajosa. De acordo com a lei, o poder de linhita nessa região deve ser encerrado até 2038 e, de acordo com os planos operacionais, até 2034. É ainda mais importante começar a planejar as novas usinas a gás para garantir transições perfeitas no setor de energia.
As próximas mudanças no suprimento de energia, portanto, exigem soluções políticas e práticas para levar em consideração as preocupações de todas as regiões da Alemanha.