Problemas com Start-Up 21-DX-How Berlin estragou a alocação dos pontos de teste de Corona
Problemas com Start-Up 21-DX-How Berlin estragou a alocação dos pontos de teste de Corona
Problemas com start-up 21-dx-how Berlin estragou a alocação dos escritórios de teste corona
Na primavera de 2020, o coronavírus chegou à Alemanha e desencadeou uma pandemia. Além da compra de máscaras e pesquisas após uma vacina, os testes para o vírus também tiveram um papel importante no combate à pandemia. Em Berlim, a start-up 21dx de repente entrou em cena e assumiu a operação dos testes de Corona de propriedade estatal em nome do Senado. Mas como uma start-up relativamente desconhecida pode receber um contrato tão lucrativo sem concorrência real?
Para responder a esta pergunta, a emissora RBB | 24 solicitaram os documentos relacionados aos fatos do Departamento de Saúde do Senado de Berlim. Depois de mais de um ano de disputa, RBB | 24 Os e -mails relevantes foram fornecidos com anexos. Eles fornecem uma visão de um procedimento de premiação que atrasou por meses e, finalmente, levou a 21dx que recebeu o pedido sem que os outros fornecedores fossem levados em consideração. Esse processo ainda pode ser um problema para o Senado de Berlim hoje.
Em agosto de 2020, foi decidido procurar um provedor de testes corona para esclarecer rapidamente casos suspeitos e manter os números de infecção baixos. Um pedido deve ser concedido o mais rápido possível, mas não havia diretrizes claras para a proposta. A questão dos locais dos testes, os horários de funcionamento e o financiamento ainda não estava claro. Nas semanas seguintes, o procedimento de premiação permaneceu incerto, embora a permissão para o uso de fundos especiais estivesse disponível e os requisitos para testes tenham sido aparentemente estabelecidos.
Em 10 de setembro de 2020, verificou -se que os documentos para o procedimento de concessão não atendiam aos requisitos. Havia defeitos e contradições, por exemplo, com a lista de preços para os testes. Um funcionário sênior também percebeu que outros departamentos queriam transferir tarefas e responsabilidades para eles, mesmo que não fossem responsáveis por isso. Em outro email, as ambiguidades e os problemas ficaram claros, entre outras coisas, não havia informações precisas sobre a proposta e os custos. Não estava claro qual empresa precisava ser qualificada para realizar os testes.
Enquanto o número de infecções aumentou, o procedimento de premiação continuou. Não foi até março de 2022 que todos os testes de propriedade do Estado foram fechados. O Tribunal da Câmara de Berlim decidiu em maio de 2022 que a alocação repetida da operação dos testes em 21dx era ilegal. O prêmio já havia recebido críticas dos concorrentes e a infraestrutura de TI da start-up também teve sérias deficiências de segurança.
A questão de por que a decisão para 21dx foi tomada sem uma boa concorrência permanece aberta. A câmara do prêmio ficou ativa porque havia uma suspeita de que alguém havia recebido ilegalmente uma ordem pública aqui. O Departamento de Saúde do Senado de Berlim indica que os funcionários da equipe de crise naquele momento não trabalham mais na Câmara e, portanto, era difícil responder às perguntas.
A alocação ilegal dos pontos de teste de Corona em 21dx deixou claro como a falta de transparência e procedimentos pouco claros pode levar a problemas. Resta espera -se que o governo aprenda com essas experiências e garantirá uma atribuição mais justa e regulamentada de ordens no futuro.
Fonte da imagem: DPA/Christophe Gateau
Kommentare (0)