Eleições em foco: Migrantes fortalecem a democracia – discurso em Neukölln!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 10 de setembro de 2025, o cientista político Özgür Özvatan discutirá as comunidades migrantes na Biblioteca Helene Nathan.

Am 10. September 2025 diskutiert Politikwissenschaftler Özgür Özvatan in der Helene-Nathan-Bibliothek über migrantische Communities.
Em 10 de setembro de 2025, o cientista político Özgür Özvatan discutirá as comunidades migrantes na Biblioteca Helene Nathan.

Eleições em foco: Migrantes fortalecem a democracia – discurso em Neukölln!

Em 10 de setembro de 2025 às 18h. haverá um evento na Biblioteca Helene Nathan que se concentrará nos resultados eleitorais e no papel das comunidades migrantes. O cientista político Özgür Özvatan aparecerá como orador e analisará os perigos de ignorar as comunidades migrantes para a estabilidade do sistema democrático. A editora Maike Nedo o apoiará como parceira de discussão. A entrada no evento é gratuita e não é necessária inscrição. A biblioteca também é acessível para cadeiras de rodas.

A Biblioteca Helene Nathan está localizada em Neukölln Arcaden, estacionamento 4, na Karl-Marx-Str. 66, 12043 Berlim. Özvatan não é apenas um cientista, mas também conhecido como ex-jogador de futebol e apresentador do podcast “Once Politics with Everything”. A sua experiência na análise política dos migrantes alemães enquadra-se bem no foco do evento.

Papel político das comunidades migrantes

A investigação de Özvatan lança luz sobre a crescente relevância das comunidades migrantes no cenário político da Alemanha. De acordo com Aufbau Verlage, estes grupos são abordados não apenas por partidos estabelecidos, mas também por movimentos populistas como a AfD e o BSW. Afirma-se que o Gabinete Federal para a Protecção da Constituição classifica partes da AfD como extremistas de direita. A falta de respostas democráticas claras à abordagem destes partidos é um problema grave para a estabilidade política.

A comunicação digital desempenha um papel crucial nisso. As plataformas digitais são identificadas como canais eficazes através dos quais estas partes podem difundir as suas mensagens. Uma das teses centrais de Özvatan é que ignorar as comunidades migrantes pode pôr em perigo a estabilidade do sistema democrático, o que também é destacado por Louis Klamroth, que observa que a questão é frequentemente ignorada pelos meios de comunicação social e pela política.

Desafios da participação política

A participação política de pessoas com antecedentes migratórios é uma questão complexa na Alemanha. De acordo com a Agência Federal de Educação Cívica, apenas 13,6% dos elegíveis para votar em 2021 tinham antecedentes migratórios. Isto deve-se principalmente ao facto de apenas cerca de metade das pessoas com origem migrante ter cidadania alemã. No entanto, a proporção é significativamente maior entre crianças e jovens, 40,4%.

A participação é frequentemente influenciada por vários factores, como a educação, a idade e a integração profissional. Medidas de integração precoce e uma cultura aberta e acolhedora poderiam aumentar a probabilidade de participação política. No entanto, as análises empíricas mostram que as experiências de discriminação e um baixo nível de integração podem levar ao distanciamento dos acontecimentos políticos.

Na sua análise do papel político dos migrantes alemães, Özvatan também abordará importantes soluções propostas para promover a participação destes grupos e, assim, contribuir para a estabilidade da democracia.