Arte sem palavras: além das línguas” é inaugurada na galeria Neukölln
Inauguração da exposição "além das línguas" de Sarah Oh-Mock e Bongjun Oh em 25 de setembro de 2025 na Galerie im Saalbau, Neukölln. Entrada gratuita.

Arte sem palavras: além das línguas” é inaugurada na galeria Neukölln
Na sexta-feira, 25 de setembro de 2025, às 18h, será inaugurada na galeria do Saalbau a exposição “além das línguas – Transferência Sinestésica”. Os dois artistas Sarah Oh-Mock e Bongjun Oh apresentam a sua extensa prática conjunta, que inclui objetos, fotografias, vídeos e instalações. A entrada é gratuita e a exposição fica patente até 8 de fevereiro de 2026, diariamente das 10h00 às 20h00.
A exposição aborda as possibilidades de comunicação para além da linguagem e pretende desenvolver uma estética transcultural que mina as atribuições nacionais. As obras dos dois artistas estão organizadas cronologicamente e refletem a influência dos diferentes locais onde trabalharam. Esse debate se reflete em suas obras de arte, distribuídas pelo salão como parte de uma instalação de grande porte.
Estética transcultural e penetração material
A exposição antecipa um mundo em que a nacionalidade não desempenha nenhum papel e em que prevalece um conceito de metacultura. Materiais orgânicos, inorgânicos e digitais estão lado a lado em pé de igualdade. Um tema central é a reflexão sobre a linguagem falada como meio de comunicação incompleto. Os próprios artistas enfatizam a importância da arte como linguagem universal que permite uma compreensão mais profunda.
Vários eventos estão planejados para acompanhar a exposição. No dia 11 de outubro de 2025 haverá uma discussão com Niina Lehtonen Braun sobre a vida de um casal de artistas internacionais com filhos. No dia 15 de novembro de 2025 haverá um tour pela exposição e uma discussão artística com o curador Keumhwa Kim. A exposição termina com a finissage no dia 8 de fevereiro de 2026, que inclui mais um tour expositivo.
Suporte e ambiente
A exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Coesão Social do Senado e do Fundo de Exposições das Galerias Municipais. Estas iniciativas mostram a importância da diversidade cultural e do discurso transcultural para a cidade de Berlim, o que é sublinhado pelo discurso atual sobre cultura e estudos de arte. Em programas como o programa de mestrado em estudos de arte e transculturalidade da Universidade de Duisburg-Essen, são abordados temas de estética transcultural e política de imagem pós-colonial, que enriquecem a discussão sobre identidades nacionais e perspectivas culturais.
Esta exposição é, portanto, não apenas um destaque artístico, mas também uma importante contribuição para um discurso social atual que aborda questões de identidade e compreensão nas nossas sociedades multiculturais.
 
            