Novo conceito de resgate de águas subterrâneas para Berlim: a remediação está cada vez mais rigorosa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

SenMVKU atualiza os critérios de avaliação da poluição das águas subterrâneas em Berlim a partir de 11 de agosto de 2025, com base em novas especificações.

SenMVKU aktualisiert Bewertungskriterien für Grundwasserbelastungen in Berlin zum 11.08.2025, basierend auf neuen Vorgaben.
SenMVKU atualiza os critérios de avaliação da poluição das águas subterrâneas em Berlim a partir de 11 de agosto de 2025, com base em novas especificações.

Novo conceito de resgate de águas subterrâneas para Berlim: a remediação está cada vez mais rigorosa!

Em 11 de agosto de 2025, o Departamento de Mobilidade, Transporte, Proteção Climática e Meio Ambiente do Senado (SenMVKU) em Berlim publicou critérios de avaliação recentemente revisados ​​para a poluição das águas subterrâneas. Estes critérios atualizados aplicam-se no Lista de Berlim 2025 e baseiam-se no direito administrativo e nos fundamentos técnicos da Lista de Berlim original de 2005. Um objetivo central destes ajustes é especificar os requisitos para a reparação de danos causados ​​pela água, a fim de garantir a qualidade da água na metrópole.

A lista revisada também é definida por valores de limite de insignificância ajustados (valores GFS) definidos pelo Grupo de Trabalho Federal/Estadual de Água (LAWA). A versão atualizada distingue claramente entre a contaminação prejudicial das águas subterrâneas e a contaminação das águas subterrâneas que requer remediação. Essas alterações são o resultado da alteração da Portaria Federal de Proteção do Solo e Locais Contaminados (BBodSchV), que está em vigor desde 1º de agosto de 2023.

Requisitos estendidos e recomendações para ação

Além da reavaliação fundamental, o LAWA também publicou um novo módulo especializado e várias recomendações de ação para promover o desenvolvimento de assentamentos sensíveis à água. Estas medidas abrangentes, descritas no comunicado de dezembro de 2024, são fundamentais para a adaptação aos desafios das alterações climáticas. Lidar com a escassez de água e a qualidade das águas subterrâneas são questões centrais que serão cruciais nos próximos anos.

Isto fornece uma imagem mais abrangente dos efeitos das mudanças climáticas na disponibilidade de água na Alemanha Agência Federal do Meio Ambiente. O projeto WADKlim oferece soluções propostas e recomendações para ações na gestão da água, que contribuem tanto para a estratégia alemã de adaptação às alterações climáticas como para a Estratégia Nacional da Água. A escassez de água tem causas complexas, incluindo factores climáticos, problemas de qualidade da água e o aumento da procura de água nas zonas urbanas.

Para combater os desafios da escassez de água, são cruciais medidas como a melhoria da retenção de água, o reforço da eficiência hídrica e a promoção da reutilização da água adaptada ao local. Os decisores políticos são chamados a integrar estas estratégias nos seus processos de tomada de decisão para garantir a utilização sustentável da água.

Perspectivas e desafios futuros

À medida que a seca avança e as incertezas associadas na utilização da água tornam claro que as medidas existentes podem não ser suficientes. Considera-se necessária uma recolha regular de dados em falta sobre a utilização da água, bem como novas soluções infra-estruturais, a fim de garantir a disponibilidade futura de água e minimizar os conflitos de utilização.

Os novos critérios de avaliação das recomendações de acção do SenMVKU e da LAWA são, portanto, passos importantes na direcção certa para proteger a qualidade da água em Berlim, mesmo sob as condições das alterações climáticas, e para garantir um abastecimento de água justo para todos os grupos de utilizadores.