O novo aplicativo AOK facilita a entrada de doação de órgãos para pessoas seguradas em Berlim
O novo aplicativo AOK facilita a entrada de doação de órgãos para pessoas seguradas em Berlim
Consciência pública das doações de órgãos por meio da inovação digital
A introdução de uma nova função no aplicativo "Aok Mein Life" é um passo significativo para promover a doação de órgãos na Alemanha. As pessoas seguradas do AOK estão agora disponíveis para tomar sua vontade de tomar decisões sobre doações de órgãos e tecidos diretamente no Registro Online do Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos (BFARM). Esse desenvolvimento ocorre em relação aos antecedentes de uma crescente necessidade de órgãos doadores e uma consciência inadequada entre a população.
O AOK reage ao baixo uso do registro de doação de órgãos até agora. Em apenas três meses, apenas 145.000 pessoas, o que corresponde a cerca de 0,2 % da população a partir dos 16 anos, têm sua decisão sobre doação de órgãos. A Dra. Carola Reimann, membro do conselho da AOK, vê um enorme potencial para aumentar o número de doadores e apela ao segurado para capturar de forma clara e inconfundível sua atitude.
A nova função requer registro com uma identidade digital, o HealthId. Esse acesso digital deve facilitar a redução dos usuários com as decisões de doação de órgãos. Isso alivia a determinação da suposta vontade em tempos traumáticos, como no caso de morte, uma vez que os parentes não precisam mais procurar um cartão de doação de órgãos.
Com a introdução planejada da chamada "EPA for All" no início de 2025, também é esperado que o uso do aplicativo e, portanto, também as entradas no registro de doação de órgãos aumentem. O aplicativo também oferece acesso ao arquivo eletrônico do paciente e ao gerenciamento de recintos eletrônicos, o que o torna uma ferramenta central para os cuidados de saúde do segurado.
É importante enfatizar que a entrada no registro de doação de órgãos é voluntária e pode ser alterada ou revogada a qualquer momento. Esse registro foi lançado para garantir uma documentação clara da disposição de tomar decisões e, assim, reduzir as incertezas existentes. A partir de julho de 2024, os centros de transplante são obrigados a consultar esse registro de dados centrais antes de tomar decisões sobre a possível doação de órgãos.
Com a digitalização de serviços de saúde por meio de aplicativos como "Aok Mein Life", a esperança é nutrida de que a questão da doação de órgãos esteja cada vez mais na conscientização do público. Um exame ativo da disposição pessoal de doar órgão e tecido pode dar uma contribuição decisiva para salvar a vida e diminuir os tempos de espera dos transplantes.
Ao combinar o usuário -amigável e uma campanha de comunicação estratégica, o AOK poderia dar uma contribuição significativa para o aumento da doação de órgãos na Alemanha e fortalecer o nível social para esse tópico sensível.
Kommentare (0)