Nefertiti-Büste: Zahi Hawass pede que o retorno ao Egito

Nefertiti-Büste: Zahi Hawass pede que o retorno ao Egito

Em uma iniciativa significativa, o proeminente arqueólogo egípcio Zahi Hawass iniciou uma petição para devolver o famoso Nefertiti-Bustes, que atualmente é exibido no novo museu em Berlim. Hawass, que também é ex -ministro das Antiguidades, discute um tópico que atrai considerável atenção na cultura e na história há anos: a profissão de retorno de ativos culturais que foram tomados durante os tempos coloniais.

O Nefertet-Bust é uma cópia artística feita de calcário pintado, descoberto em 1912 por uma missão arqueóloga alemã em Tell El-Amarna, um local que fica a cerca de 300 quilômetros ao sul do Cairo. No ano seguinte, o artefato foi transportado para Berlim. É considerada uma obra -prima da arte egípcia antiga e está profundamente enraizada na história do país.

A fonte histórica

Tell El-Amarna já foi a capital do faraó Akhenaten, conhecido por suas reformas religiosas únicas e promoveu a veneração do deus comia. Regra de Akhenaton, que até 1335 aC. Continuou, trouxe uma mudança radical na arte egípcia, e o próprio lugar oferece informações valiosas sobre esta era incrível. Hawass enfatiza que o busto, que representa a rainha Nefertiti, foi removido ilegalmente do Egito e agora deveria finalmente ser trazido de volta ao seu país de origem.

O retorno do Nefertiti-Buste está no contexto de uma discussão mais ampla sobre como lidar com artefatos que foram transportados para o oeste durante as conquistas coloniais. Em sua petição, lançada no sábado, Hawass explicou: "O Egito exige o retorno do Nefertet-Bust". Ele apela ao público para ingressar em seu projeto, visitando e assinando seu site, Hawasszahi.com. "Uma assinatura mostra que você apóia o desejo de que esse busto volte", continuou Hawass.

No entanto,

Hawass não está interessado em devolver artefatos que foram legalmente retirados do Egito. Em vez disso, seu foco está no retorno de "três objetos principais", que incluem o Rosetta-Stone e o Dendera Zodiac, além do Nefertet-Bust. Esses objetos têm uma imensa importância cultural para o Egito e representam a rica história do país.

Embora a discussão sobre o retorno dos ativos culturais seja intensificada, os órgãos oficiais do novo museu em Berlim até agora não se posicionaram na petição de Hawass. A questão de saber se e como os ativos culturais são devolvidos continua sendo um tópico crítico na cooperação internacional no campo do patrimônio cultural.

Kommentare (0)