Night Wolves em uma turnê de memória: o clube russo de motociclistas começa em Berlim

Night Wolves em uma turnê de memória: o clube russo de motociclistas começa em Berlim

Em 26 de abril de 2025, membros do clube de motocicletas nacionalistas "Night Wolves" começaram sua jornada para Berlim em Moscou. A ocasião é o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, que é celebrado na Rússia como o "Dia da Vitória". A comemoração ocorrerá no dia 9 de maio no Cenotáfio Soviético no Treptower Park, em Berlim. Os "lobos noturnos", que são considerados apoiadores do presidente Vladimir Putin, enfatizam que sua participação nas celebrações deve simbolizar a vitória sobre o fascismo e os valores da coexistência pacífica [ksta.de] "

Centenas de motociclistas se juntaram à marcha e sua descendência caiu junto com o início da temporada de motociclistas. As estradas foram fechadas para os motociclistas em Moscou. Os participantes usavam uniformes e capuzes de camuflagem, que receberam o logotipo do lobo. O clube, assim como as bandeiras russas e alemãs, acompanharam a jornada. No entanto, os símbolos "Z" proibidos na Alemanha também foram mostrados em algumas motocicletas.

Controvérsia política

A participação dos "lobos noturnos" nas cerimônias de comemoração desencadeou um debate na Alemanha. Decisão política -Os fabricantes discutem a admissão de representantes russos em eventos oficiais do memorial. Os membros do clube dizem que a Rússia não precisa pedir permissão a ninguém para comemorar. Eles enfatizam que muitos de seus ancestrais, membros do Exército Vermelho, caíram na Segunda Guerra Mundial. Em 8 de maio de 1945, a Alemanha rendeu e encerrou a guerra na Europa.

Paralelamente à turnê do motociclista, as agências de notícias relatam desenvolvimentos sérios na Ucrânia. De acordo com [n-tv.de] (https://www.n-tv.de/politik/18-20-russland-eldet- festival-totleicem-schlag-ranghohen-general-article23143824.html) Rússia foi suspeita de ser envolvido em um ataque fatal. Isso é uma conexão com a situação tensa na Ucrânia, onde pelo menos três pessoas foram mortas em ataques russos em Donetsk.

Contexto e reações históricas

Os "lobos noturnos" não são novos na memória da Segunda Guerra Mundial. Já em 2015, eles começaram uma turnê semelhante pela Europa para homenagear o 70º aniversário do fim da guerra. Essas viagens anteriores também terminaram em Berlim e foram acompanhadas por uma opinião compartilhada nos países cruzados. Na Polônia e na República Tcheca, tais ações eram frequentemente percebidas como agressivas, embora também houvesse apoio de outros clubes de motocicletas. Especialmente o presidente dos "lobos noturnos", Alexander Saldostanow, é observado nas listas de sanções, mas supostamente esclareceu seus assuntos de visto para poder participar da viagem atual.

Os "lobos noturnos" não apenas chamam a atenção para o papel de seus ancestrais na guerra com suas viagens, mas também prometem parar nos túmulos dos veteranos. As reações no nível político e social permanecem divididas, tanto na Alemanha quanto em outros países europeus.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)