Proibição de apartamentos de férias em Berlim: o tribunal fortalece a proteção do inquilino!
Decisão do Tribunal Administrativo Berlim: Uso de apartamentos em Mitte como apartamentos de férias inadmissíveis, destino: proteção do espaço.

Proibição de apartamentos de férias em Berlim: o tribunal fortalece a proteção do inquilino!
Em uma sentença de tendência, o Tribunal Administrativo de Berlim decidiu que o uso de apartamentos em Wilhelmstrasse não é permitido como apartamentos de férias. O prefeito distrital Stefanie Remlinger foi encorajador e enfatizou a importância dessa decisão na luta contra o uso indevido do espaço de estar. O julgamento é baseado em uma decisão anterior do Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandenburg de 28 de setembro de 2023, que também permite que os apartamentos de férias existentes que foram operados antes da lei de uso indevido entrarem em vigor. Esta informação foi publicada no [comunicado à imprensa do distrito médio] (https://www.berlin.de/ba--mitte/aktuelles/pressemaytreungen/2025/pressemage Division.1602349.php).
A decisão atual ainda não foi final. Ele confirma a atitude do distrito de Mitte, que é cada vez mais contra o uso ilegal do espaço de estar. Nesta decisão, Remlinger vê um passo importante para devolver apartamentos de férias ao mercado imobiliário regular. Atualmente, existem cerca de 1.100 apartamentos em Berlim, que podem ser devolvidos ao mercado imobiliário pelos escritórios, dos quais cerca de 300 já foram atribuídos aos distritos de Mitte e Tempelhof-Schöneberg, como RBB24 relatou.
Situação atual no mercado imobiliário
O mercado imobiliário de Berlim é tenso, o que exorta particularmente a necessidade de os regulamentos usarem o espaço de estar. Desde 2016, mais de 13.500 procedimentos foram iniciados em Berlim devido ao uso não autorizado de apartamentos de férias. Isso mostra o desafio de manter o espaço de estar apropriado e, ao mesmo tempo, impedir as atividades do mercado negro. Mais de 8.100 apartamentos de férias foram reproduzidos no mercado imobiliário regular à pressão dos escritórios, o que poderia ter um impacto positivo na disponibilidade de ofertas.
Para regular a mediação do apartamento de férias, o proprietário teve que solicitar um número de registro ao escritório do distrito responsável desde uma mudança na lei em 2018, se você quiser transmitir seu apartamento em parte ou completamente a terceiros. Isso também se aplica ao aluguel de apartamentos secundários como um apartamento de férias, que geralmente é limitado a um máximo de 90 dias por ano. Nenhuma aprovação é necessária ao alugar até 49 % do apartamento, mas um número de registro deve ser solicitado, conforme confirmado pelas informações no [site do Senado] (https://www.berlin.de/sen/wahnen/wechtliche/zwecken
Olhando para o futuro
No total, os escritórios distritais impuseram multas de cerca de 11 milhões de euros devido a violações das disposições do uso indevido. De fato, multas incriminadas representam cerca de 4,2 milhões de euros. As decisões e medidas atuais destinam -se a ajudar a aliviar o mercado imobiliário em Berlim e garantir que o espaço de estar ainda esteja sendo alugado em condições razoáveis. Os esforços neste tópico permanecem necessários para garantir um espaço sustentável na capital.