Comércio Justo em Berlim: Novo Guia de Bolso promove diversão sustentável!
Mitte está empenhado em ser um distrito de Comércio Justo; novo guia de bolso promove o consumo sustentável em Berlim.

Comércio Justo em Berlim: Novo Guia de Bolso promove diversão sustentável!
Berlim está cada vez mais comprometida com a justiça e o consumo sustentável. Como parte das atividades para promover o comércio justo, o escritório distrital de Mitte apresenta, sob a direção do prefeito distritalStefanie Remlingerum novo Guia de Bolso de Berlim. Este guia faz parte dos esforços mais amplos do distrito para se promover como um distrito de Comércio Justo. Com uma riqueza de informações sobre ofertas justas e sustentáveis em Berlim, o guia pretende dar aos turistas e aos berlinenses uma nova compreensão do consumo consciente. Como relatado, o guia é dedicado a oito locais selecionados, incluindo cafés, restaurantes e lojas criativas que dão ênfase à sustentabilidade.
O Guia de Bolso tem como objetivo tornar visíveis experiências justas de consumo e diversão. Os locais apresentados incluem cafés de bairro, passeios pela cidade decoloniais e lojas de moda sustentável. Uma landing page que acompanha expande a seleção e também oferece informações sobre hotéis de feiras em Berlim. O guia será distribuído por 150 hotéis de Berlim e estará disponível até o final de outubro. Também é possível solicitar uma cópia impressa online.
A Iniciativa do Comércio Justo
É muito importante para Berlim que a população local também tenha a oportunidade de descobrir produtos de feira. Por isso, diversas ações e campanhas apoiam esse movimento. É assim que os participantes do programa “Jogue limpo!” iniciativa pode fazê-lo. Colete adesivos no FairPass em diversas estações por meio do programa #BerlinSpieltFair. Com quatro autocolantes recolhidos, uma pequena surpresa aguarda os empenhados defensores do comércio justo. A oferta inclui não só cafés, mas também lojas e restaurantes que oferecem produtos do Comércio Justo, como Comércio Justo Berlim destaques.
Os produtos justos são particularmente importantes no setor escolar. Desde 2021, as escolas primárias de Berlim utilizam apenas arroz, banana e ananás de comércio justo. Cerca de 165 mil almoços são servidos com esses ingredientes sustentáveis todos os dias. Além disso, mais de 5.000 bolas de comércio justo são utilizadas nas escolas para ensinar às crianças a importância do comércio justo.
Uma olhada no café da cidade de Berlim
Outro exemplo de como o comércio justo está ancorado em Berlim é o café urbano “Berliner Bohne”. Está disponível desde junho de 2006 e consiste em grãos 100% Arábica cultivados organicamente. Este projeto foi apoiado pela Secretaria de Estado de Cooperação para o Desenvolvimento. O objetivo destas iniciativas é “pensar globalmente e agir localmente”, o que também se reflete na ampla variedade de misturas de café urbano de comércio justo oferecidas em muitas cidades alemãs, como explicado aqui.
A campanha Fairtrade Towns, organizada pela TransFair e.V., visa mobilizar atores do comércio, da política e da sociedade civil para promover ainda mais o comércio justo. Embora a aceitação e a oferta de produtos do comércio justo no sector público estejam continuamente a crescer, estudos actuais mostram que a proporção destes produtos em grandes estabelecimentos de restauração permanece baixa. Os desafios residem na disponibilidade e na vontade de pagar dos consumidores finais.