Vacinação materna para o RSV: os especialistas aconselham a vacinação durante a gravidez
Vacinação materna para o RSV: os especialistas aconselham a vacinação durante a gravidez
A vacinação com RSV de Maternale pode aliviar a situação-Expert: Inside, as mulheres grávidas aconselham você a vacinar
O vírus sincicial respiratório (RSV) é o patógeno mais importante das doenças respiratórias em bebês e crianças pequenas, com crianças menores de dois anos afetando as mais frequentemente afetadas. Em todo o país, foram relatados cerca de 57.000 casos para a temporada 2023/24 de RSV. O alto número de infecções levou parcialmente ao fornecimento de gargalos em clínicas infantis e práticas pediátricas. Uma importante medida preventiva que, de acordo com o pediatra Dr. Med. Gunther Gosch, de Magdeburg, poderia contribuir para o relaxamento da situação, é a vacinação materna ao RSV durante a gravidez, pela qual o bebê já nasceu com proteção contra o RSV e está protegido do RSV desde a primeira respiração.
O vírus RS pode ocorrer durante todo o ano, mas ocorre em sazonalmente. Na Europa Central, a temporada de RSV é geralmente entre o início de outubro e meados de maio. Somente na Alemanha, cerca de 15.500 bebês são tratados no hospital por RSV todos os anos. Em particular, os recém -nascidos são frequentemente afetados por um curso grave de doença após uma infecção pelo patógeno, uma vez que seu sistema imunológico ainda não foi maduro. Uma doença do RSV não é curável com a medicação, pode fazer um curso difícil, especialmente em bebês e crianças pequenas e está associado a consequências a longo prazo, como doenças asmáticas. A vacinação materna ao RSV durante a gravidez foi até agora a única medida preventiva a proteger os recém -nascidos da primeira respiração durante os primeiros meses de vida contra o RSV. Para as mulheres que atualmente estão grávidas no primeiro trimestre, a vacinação materna ao RSV é particularmente útil, já que seu bebê provavelmente nasceu na temporada de RSV e, portanto, é exposto a um aumento do risco de RSV.
Desde o outono de 2023, houve oportunidades para uma ampla prevenção médica do RSV pela primeira vez para proteger bebês e crianças de cursos graves de RSV, incluindo vacinação durante a gravidez. A vantagem da vacinação materna ao RSV é que a vacinação durante a gravidez já nasceu com proteção contra o RSV e os bebês desde o primeiro dia de vida estão efetivamente protegidos contra infecções por RSV ao longo de seis meses. Além disso, a organização e outros compromissos para os pais também são eliminados no pediatra, o que seria necessário para o uso da profilaxia do RSV após o nascimento da criança para protegê -la do RSV.
Além da Comissão de Vacinação de Saxões (SIKO), a Associação Profissional de Ginecologistas (BVF), a Sociedade Alemã de Ginecologia e Obstetrícia (DGGG), bem como outras sociedades especializadas e grupos de trabalho para a vacinação materna do RSV, falaram em uma declaração conjunta. Para melhorar o suprimento de RSV com o objetivo de ver a próxima temporada de 2024/25, Dr. Med. Gosch que sua faculdade: dentro de pediatria e ginecologia: por dentro, cada vez mais informações sobre o risco de RSV em bebês e crianças pequenas, bem como a vacinação materna do VSR como uma nova capacidade de pensão, para que muitas mães expectantes decidam a provisão de vacinação por RSV. Isso não apenas daria uma contribuição importante para reduzir a carga da doença em bebês, mas também aliviar as clínicas e as práticas pediátricas das crianças.
No momento, a vacinação materna ao RSV não é um benefício obrigatório em dinheiro e precisa ser pago por si mesmo. No entanto, mais de 25 companhias de seguros de saúde cobrem os custos de seu segurado voluntário. As mulheres grávidas devem se informar diretamente de sua companhia de seguros de saúde.
Tornar -se mães que podem ser vacinadas contra o RSV durante a gravidez podem transferir sua proteção contra vacinação para o filho ainda não nascido. O princípio da imunização materna se aplica: os anticorpos formados após a vacinação pela mulher grávida passam para o sangue do nasconnconia através da placenta. O recém -nascido se beneficia do nascimento por um determinado tempo de uma proteção de ninhos chamados e é imune a certos patógenos. As mulheres grávidas podem usar pediatras: dentro e ginecologista: aconselhar sobre a vacinação materna ao RSV dentro e ter 24 e 36 vacinados entre a semana de gravidez. O princípio da imunização materna foi estabelecido por muitos anos e um procedimento seguro para a mulher grávida e o feto. O Stiko recomenda as mães expectantes z. B. Desde 2020, a vacinação contra a tosse convulsa para reduzir o risco de doenças nos recém -nascidos desde o nascimento.
Tabela de fato:
| Fato | Valor |
| ———————— | --—————- |
| Número de casos de RSV (2023/24) | 57.000 |
| Número de bebês hospitalizados devido ao RSV na Alemanha | 15: 500 |
| Período de vacinação recomendado para a vacinação materna do VFR | Semana da gravidez 24-36 |
| Assunção de custos pelas companhias de seguros de saúde | Mais de 25 companhias de seguro de saúde cobrem os custos para o segurado |
Fonte: pesquisa própria com base no anúncio da imprensa.
Kommentare (0)