Escassez maciça de trabalhadores qualificados em profissões de engenharia e ciência da computação: engenheiros e engenheiros estrangeiros como resposta?

Escassez maciça de trabalhadores qualificados em profissões de engenharia e ciência da computação: engenheiros e engenheiros estrangeiros como resposta?
escassez maciça de trabalhadores qualificados nas profissões de engenharia e ciência da computação: a perda anual da criação de valor é de 13 bilhões de euros
A escassez de trabalhadores qualificados nas profissões de engenharia e ciência da computação continua sendo um grande desafio para a Alemanha. Apesar do declínio nas posições abertas em comparação com o ano anterior, o país ainda sofre de uma enorme falta de especialistas qualificados. Os gargalos atuais nesses campos profissionais levam a uma enorme perda anual de valor de até 13 bilhões de euros. Estes são os resultados centrais do monitor de engenharia do VDI e IW.
Em particular devido à digitalização e transformação, a necessidade de engenheiros aumenta continuamente. No entanto, o número de vagas caiu 15,6 %. No entanto, existem sinais positivos que indicam que as empresas ainda estão procurando engenheiros qualificados.
A maioria dos gargalos está disponível nas áreas de engenharia elétrica e de energia, tecnologia de construção/medição/construção e arquitetura, tecnologia de máquinas e veículos, bem como ciência da computação. Para fechar essas lacunas, são necessárias medidas para inspirar os jovens em tecnologia e ciência. As mulheres em particular desempenham um papel importante aqui, uma vez que sua participação na profissão de engenharia ainda é baixa.
Um aspecto positivo é a imigração de especialistas estrangeiros, o que leva a alívio nas profissões de engenharia e ciência da computação. De 2012 a 2023, o número de funcionários estrangeiros aumentou 146,6 % nessas profissões. Isso fez uma contribuição significativa para garantir os especialistas e reduziu significativamente a perda de valor.
Especialmente na Baviera, Hesse, Thuringia, Brandenburg e Berlim é a proporção de funcionários estrangeiros em profissões de engenharia. A imigração provou ser um fator importante para garantir trabalhadores qualificados, especialmente na área de Munique.
Para integrar especialistas em imigrantes ao mercado de trabalho e à sociedade, o VDI iniciou o projeto VDI-XPand. Aqui, os engenheiros de imigrantes recebem um membro experiente do VDI como mentor. Este programa de orientação é complementado por eventos de rede no local.
Para tornar a Alemanha mais atraente para especialistas, são necessárias medidas adicionais. É importante reduzir os obstáculos burocráticos e transmitir Interesse pela tecnologia em um estágio inicial. Esta é a única maneira de combater a escassez de trabalhadores qualificados de maneira sustentável e fortalecer o local da inovação.